9 Dicas simples e divertidas para ficar em forma

Os excessos da época de Natal levam-nos a ganhar alguns quilinhos a mais. Ano novo, vida nova – assim diz o ditado. É preciso ser realista e ganhar forças para expulsar a inimiga tentação. Gorduras à parte, e porque não tarda estamos novamente no verão, está na hora de trabalhar para ficar em forma. Vamos a isso?

  • Um plano realista

Desistir é fácil mas, não é solução para quem quer ficar em forma. Para isso é preciso estabelecer metas que seremos capazes de atingir e não acreditar em resultados imediatos. Traçar um plano realista passa por saber que perder entre meio quilo e um quilo por semana é normal.

  • Adeus, tentação.

Se as tentações do Natal – doces, salgados, e companhia – continuam no frigorífico e na despensa lá de casa é chegado o momento de os pôr a andar daí para fora. Porque não congelar, oferecer a amigos ou dividir com os colegas de trabalho, o que sobrou?

  • Toca a mexer!

Não há nada melhor para ficar em forma que intensificar as sessões de exercício físico. Caminha mais, corre mais, pula mais, pedala mais. Se vais ao ginásio uma vez por semana, passa a ir duas ou três. Sai de casa. O importante é mexeres-te. Lembra-te: os excessos combatem-se com excessos.

  • Mais água, por favor!

Já paraste para pensar naquilo que bebes? Tão importante quanto saber quais os alimentos sólidos que devemos evitar, são os líquidos que ingerimos diariamente. Está na altura de eliminares as bebidas calóricas – o álcool, as bebidas energéticas, os refrigerantes e os sumos artificiais – e ingerires água, muita água. Para além de não possuir calorias, o consumo de água ajuda a eliminar toxinas do corpo, acelera o metabolismo e diminui a sensação de fome quando ingerida antes e entre as refeições. Experimenta adicionar uma rodela de limão, folhas de hortelã ou fazer um chá. O H2O é o ingrediente que teu organismo mais precisa.

  • Hidratos de carbono, nem pensar!

Ficar em forma depois do Natal não combina com pão, arroz, massa, batatas, cereais e afins – especialmente ao jantar! Perder excesso de peso passa por manter uma dieta rica em fibras como – o pão, o arroz, as massas e os cereais integrais, a fruta fresca e seca, os legumes, o feijão e as lentilhas, as sementes e as nozes – são alimentos saudáveis e não deixam ninguém com fome; e em proteínas – peixe e carne branca, clara de ovo, laticínios magros e marisco – estes alimentos são altamente importantes no desenvolvimento e manutenção da massa muscular.

  • Fruta e legumes, são saborosos e fazem bem.

A fruta além de ser um dos snacks mais saudáveis é uma forte aliada a combater o desejo por doces, já que também contém açúcares. Por outro lado, quem quer ficar em forma deve olhar mais para os verdes e substituir o arroz e as batatas por legumes cozidos, assados, grelhados ou ao vapor. Quanto mais colorido for o prato, melhor.

  • Bom dia, sua alteza.

O pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, por isso quem acredita que não comer nada de manha ajuda a perder peso, está redondamente enganado! Devemos começar o dia com um pequeno almoço reforçado. Assim quando almoçarmos o nosso metabolismo está mais acelerado logo o nosso corpo demorará menos tempo a gastar as calorias ingeridas reduzindo a transformação das mesmas em gordura.

  • Detox é palavra de ordem.

Apostar numa dieta detox pós-Natal pode ser a chave para ficar em forma de quem quer eliminar calorias e ficar em forma num curto espaço de tempo. Do que estás à espera para partir à descoberta do mundo detox? Uma coisa é garantida: batidos, sumos, chás e águas aromatizadas não vão faltar!

  • Yes, I Can.

Ficar obcecada com o número de calorias que ingerimos ou com os quilos que já perdemos não resulta para quem quer ficar em forma! É importante acreditar que vamos conseguir alimentar um estilo de vida mais saudável, com mais energia e autoconfiança. A fórmula para perder peso está em manter os níveis de apetite saciados, níveis de energia elevados e o metabolismo acelerado. Mantém o foco no que vais ganhar e ficar em forma não será para ti um problema.

Se este artigo te deixou motivada para mais um projeto verão partilha com as tuas amigas que o mais certo é estarem a viver o mesmo drama 😛