Acidente na cama, e agora?

Acidente na cama, e agora? Vamos com calma. O mais provável é estares aqui porque tiveste um acidente na cama e uma gravidez não planeada não faz parte dos teus planos, pelo menos para já. Até aqui tudo certo. E vieste porque necessitas de uma pílula do dia seguinte, mas não estás 100 informada e queres saber mais, estou a ver… Já ouviste falar da contraceção de emergência mas muitas são as perguntas às quais necessitas de respostas. A boa notícia é que se necessitas de uma pílula do dia seguinte vieste ao sítio certo.

O que é a pílula do dia seguinte?

Esta é a primeira pergunta à qual deves querer resposta neste momento mas antes, aproveito para te dizer que ter um acidente na cama é normal e não estás sozinha. A pílula do dia seguinte é um contracetivo de emergência que pode impedir uma gravidez não planeada após uma relação sexual não protegida ou por falha do método contracetivo. É muito importante lembrar-te que a pílula do dia seguinte não deve ser usada como método contracetivo regular, apenas deve ser utilizada em situações de emergência.

ellaOne® é uma pílula do dia seguinte de última geração1,2 que pode evitar a gravidez após relações sexuais não protegidas, ou em caso de falha do método contracetivo regular habitual utilizado.

Como funciona a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte atua adiando a ovulação, no caso desta ainda não ter ocorrido. Isto significa que os espermatozoides que estejam nas trompas de Falópio não vão poder fecundar o óvulo.
A pílula do dia seguinte não tem qualquer efeito se a ovulação já tiver ocorrido, isto quer dizer que, a pílula do dia seguinte não interrompe uma gravidez em curso2.

ellaOne® atua quando mais importa, já que é capaz de inibir ou adiar a ovulação mesmo quando estás prestes a ovular, quando o risco de ficares grávida é maior.2

Quando tomar a pílula do dia seguinte?

São vários os cenários em que podes necessitar de recorrer à contraceção de emergência:

  • Esqueceste-te de tomar a pílula mais de um dia, estavas doente ou vomitaste
  • Não usaste preservativo ou este rompeu-se acidentalmente
  • Utilizaste de forma errada o adesivo ou o anel vaginal
  • Falha no coito interrompido
  • Não usaste nenhum método contracetivo
  • Tomaste antibiótico ao mesmo tempo que o teu contracetivo habitual.
  • Outras situações que não encontres aqui descritas, ou no caso de dúvida, consulta o teu médico ou farmacêutico.

Qual a eficácia da pílula do dia seguinte?

O mecanismo de ação da contraceção oral de emergência é inibir ou adiar a ovulação, para que não seja libertado nenhum óvulo. A dose é um único comprimido, que deve ser tomado o mais rápido possível após relações sexuais não protegidas.

ellaOne® está indicada até às 120 horas após a relação sexual desprotegida ou a falha do contracetivo utilizado.2

Se tiveste um acidente na cama e necessitas de uma pílula do dia seguinte é fundamental que saibas que, quanto mais cedo tomares a pílula do dia seguinte maior é a probabilidade de adiar a ovulação e consequentemente evitar uma gravidez não planeada. Por outro lado, dizer-te que a pílula do dia seguinte não é eficaz a 100%.2

Caso tenhas outras perguntas ou dúvidas não penses duas vezes e passa pelo blog prazeres descalços aqui informação não falta e, podes até encontrar desabafos de outras mulheres que também tiveram um acidente na cama e passaram exatamente pela mesma situação que tu. Volta quando quiseres!

www.ellaone.pt

  1. Gemzell-Danielsson and Meng, Int. J. Women’s Health 2010:2 53–61.
  2. Resumo das características do medicamento ellaOne®.