Coisas a fazer antes, durante e depois de uma viagem

Viajar é um dos melhores prazeres que podemos ter. Com companhia ou mesmo sozinha no que toca a partir à descoberta do mundo não há tempo para desculpas nem hesitações! O mundo tem tanto para nos mostrar que se complicarmos muito não chegamos a ver nem metade do tanto que temos para descobrir. Viajar é o melhor que podes fazer!

Com o verão, o mais certo é a tua próxima viagem estar ao virar da esquina. Mas lembra-te antes de embarcares na tua próxima viagem e partires à descoberta deves agir como um verdadeiro profissional e fazer uma lista de tudo o que não te podes esquecer de fazer antes, durante e depois.

Antes da Viagem

  • Pesquisa

Deves fazer uma boa pesquisa antes da tua próxima viagem. Hoje em dia, viajar está ao alcance de todos já que, praticamente todas as cidades, até mesmo as mais pequenas, contam com uma página na internet onde podes encontrar agendas culturais com próximos eventos. Pede dicas e sugestões a amigos ou nas redes sociais – vais ficar surpreendida com a quantidade de pessoas dispostas a partilhar informações e experiências sobre as suas viagens. A pesquisa é o primeiro passo para ficares entusiasmada e ansiosa por partir à aventura.

  • Toma nota das regras

É muito importante, de viagem para viagem, confirmares que tens o passaporte atualizado e as vacinas em dia. Não te esqueças que dependendo do teu destino as regras relativas ao tempo em que estás autorizado a ficar como turista podem variar muito. Faz uma cópia de todos os teus documentos, assim como deves imprimir bilhetes e reservas de hotéis. Nada como uma mulher prevenida.

  • Aprende expressões locais

Investires o teu tempo a fazer parte de uma cultura com uma língua diferente dá-te a capacidade de te adaptares a qualquer situação durante a tua viagem para além da experiência incrível que é.

  • Leva dinheiro

É sempre bom teres algum dinheiro contigo. Caso seja necessário troca dinheiro para a moeda local. Pensa que nem sempre existem caixas multibanco. Muito cuidado com os carteiristas – nunca tenhas todo o teu dinheiro no mesmo sítio e claro nunca deixes dinheiro ou a tua carteira no quarto de hotel.

  • Leva uma mochila ou mala de boa qualidade

Como é óbvio, viajar significa que deves levar roupa confortável e apenas a que te fizer falta. Pode parecer-te um cliché, mas é muito importante que a tua mochila ou mala seja de boa qualidade e isso não significa que tenha que ser cara. Certifica-te que o material é bom e os fechos de boa qualidade, já imaginas-te o que é rebentar um fecho, ter uma alça que se descose ou uma roda partida durante a viagem?

Durante a Viagem

  • Não te percas

Certamente tens um dispositivo iOS ou Android pelo que não terás que te preocupar em andar com mapas e guias em papel. Graças ao Google viajar tornou-se muito mais fácil. Podes salvar mapas e itinerários que podes ver até em modo offline – assim não gastas roaming. Podes organizar tudo isto mesmo antes da viagem.

  • Fotografa tudo o que vês

Provavelmente vais tirar milhões de fotografias durante a tua viagem e mostrá-las em tempo real no teu instagram. Todos os momentos, lugares e experiências devem ficar registados. Acho que fazes muito bem! Porque não crias um blog, ou uma galeria de fotos online como o Flickr ou SmugMug e fazes o upload delas todos os dias?

Depois da Viagem

  • Faz uma caixa de recordações

Se és daquelas que não perde a oportunidade de guardar uma ementa, um postal, um bilhete, ou pequenos objetos que encontra durante a viagem, arranja uma caixa e coloca-lhe uma etiqueta. Mais tarde vai saber-te bem ver todas essas recordações.

  • Começa a pensar na tua próxima aventura

Palavras para quê? Viajar é a melhor forma de nos conhecermos a nós próprios, adquirir novos conhecimentos e experienciar o até então por nós desconhecido. Não percas tempo, começa já a pensar qual será o teu próximo destino!

Boas aventuras.