Como funciona a pílula do dia seguinte

Existem muitas dúvidas quando se fala em pílula do dia seguinte. Queres saber mais acerca deste método contracetivo?

O primeiro passo a ser dado é tomar a pílula do dia seguinte. Se já o fizeste, ótimo! Por muito que tenhamos evoluído, a pílula continua a ser vista com maus olhos pelo que ainda é preciso ultrapassar muitos obstáculos sociais em relação a este tema. Então, queres saber se a pílula do dia seguinte funcionou?

Para começar é preciso dizer que a pílula do dia seguinte não é um método 100% eficaz. Na verdade, nenhum método contracetivo é.

Como funciona a pílula do dia seguinte?

Se a tua próxima menstruação aparece mais ou menos na data prevista e com um atraso de não mais de 7 dias, é muito provável que a pílula tenha funcionado.

Se a tua menstruação não veio após os 7 dias da data prevista deves recorrer a um teste de gravidez para teres a certeza se a pílula funcionou.

Se tomaste a pílula do dia seguinte 6 dias após a relação sexual desprotegida não vai funcionar. Na verdade, se já tiveres ovulado e tomares a pílula do dia seguinte logo nas primeiras horas, também não vai funcionar já que não é abortiva.

Se continuas com dúvidas, deves recorrer ao teu farmacêutico para que este te possa aconselhar.

O mais importante é manter a calma. No caso de sentires algum desconforto ou quaisquer efeitos secundários deves consultar o farmacêutico, médico ou outro profissional de saúde.

Fica de olho no blog e na página de Facebook. Partilha os nossos conteúdos com as tuas amigas, assim acabam-se as dúvidas.