E tu, já conheces ellaOne?

Visto que somos muitas as mulheres, que em algum momento da nossa vida, tivemos que recorrer à pílula do dia seguinte, hoje vamos falar da ellaOne a pílula do dia seguinte de última geração1,2. E porquê? Porque outras mulheres estão sujeitas a passar pelo mesmo. Um descuido pode acontecer a qualquer momento, e no que toca a isto nenhuma de nós está imune.

Para já um alerta: a pílula do dia seguinte não deve ser usada como método contracetivo regular, nunca! A pílula do dia seguinte deve ser apenas utilizada em situações de emergência. Por exemplo, no caso de teres relações sexuais não protegidas ou falha do método contracetivo regular, e considerares que não é a altura certa da tua vida para ter um bebé. As relações sexuais não protegidas, ou os acidentes contracetivos podem acontecer mas existe uma segunda oportunidade graças a ellaOne, a pílula do dia seguinte de última geração1,2.

O que é ellaOne? 2

  1. ellaOne é a pílula do dia seguinte de última geração1,2 que pode evitar a gravidez após relações sexuais não protegidas, ou em caso de falha do método contracetivo regular.
  2. A contraceção de emergência é mais eficaz quando utilizada assim que possível após relações sexuais não protegidas.
  3. ellaOne atua atrasando ou inibindo a ovulação. Portanto, se o óvulo não é libertado, os espermatozoides que estão no trato genital feminino  não conseguem fecundá-lo.
  4. ellaOne está autorizada na União Europeia para venda na farmácia sem receita médica. Em Portugal ellaOne  é um medicamento não sujeito a receita médica de dispensa exclusiva em farmácia.
  5. ellaOne é adequado para mulheres em idade fértil, incluindo adolescentes.
  6. ellaOne é tomado na forma de um único comprimido. Destina-se a utilização ocasional e não deve substituir o teu método contracetivo regular.
  7. Se voltares a ter relações sexuais após a toma de ellaOne, utiliza um método contracetivo de barreira (preservativo) até ao próximo período.
  8. A pílula do dia seguinte não interrompe uma gravidez em curso. ellaOne funciona atrasando ou inibindo a ovulação. Se estiveres grávida, é demasiado tarde para contraceção de emergência, porque esta atua antes do início da gravidez. Portanto, não deves tomar ellaOne se já estiveres grávida.
  9. É muito importante ler atentamente o folheto informativo antes de tomar ellaOne.

Nunca é demais referir que, quanto mais cedo tomares a pílula do dia seguinte maior é a probabilidade de adiar a ovulação e consequentemente evitar uma gravidez não planeada. Como sabes a pílula do dia seguinte não é eficaz a 100%. Por outro lado e para que não tenhas dúvidas, porque nem sempre o que se diz a respeito da pílula do dia seguinte é verdade, sugiro que dês uma vista de olhos sobre os 4 mitos da pílula do dia seguinte.

Agora que já sabes tudo sobre ellaOne a pílula do dia seguinte de última geração1,2 partilha este post. No que depender do blog prazeres descalços estarás sempre muito bem informada! Volta quando quiseres!

  1. Gemzell-Danielsson and Meng, Int. J. Women’s Health 2010:2 53–61.
  2. Resumo das características do medicamento ellaOne®.