Mantém a tua pele hidratada

Com o frio do inverno a nossa pele fica cada vez mais seca. As bruscas mudanças de temperatura e o vento frio característico desta época chegam a secar de tal forma a pele que por vezes provocam cortes, gretas ou até feridas. Por isso manter a pele hidratada deve ser sempre uma prioridade.

Como evitar a pele casca de laranja daqui a trinta anos? É simples, hidrata a tua pele todos os dias!

Manter a pele hidratada por fora

Podemos encontrar à venda no mercado uma vasta variedade de cremes para o corpo, cara, mãos, pés, enfim opções não faltam. Em menos 10 minutos és capaz de encontrar o que creme que melhor se adapta ao teu tipo de pele … mas para que não percas a cabeça com tanto creme, vamos falar do óleo de coco. Podes utilizá-lo independentemente do teu tipo de pele, certamente já te falaram das propriedades e benefícios deste óleo, mas mesmo assim, fica a ideia:

O óleo de coco contém uma quantidade de ácidos gordos de cadeia média, conhecidos pelos benefícios que têm para a nossa saúde. Entre os benefícios encontramos a hidratação profunda da pele e do cabelo. Também conhecido pelas suas propriedades medicinais, acelera o metabolismo e é muito eficaz no combate a bactérias, vírus e fungos… mas vamos deixar este tema para outro dia e passar ao que realmente importa.

Manter a pele hidratada

Manter a pele hidratada por dentro

Sabes que para manter a pele hidratada é preciso usar creme diariamente mas, e se te dissermos que a alimentação também tem grande influência na saúde da nossa pele?

Nem sempre temos este fator em conta, porém é essencial quando se trata de manter a pele saudável.

Sabias que o excesso de carne vermelha acelera o envelhecimento da pele? E que pele seca pode ser resultado da ingestão de alimentos processados? Bom, de certo que já ouviste a expressão somos o que comemos, pois bem, é tempo de a levares à letra!

Quando consumimos alimentos ricos em água, como as frutas e as verduras, estamos a ajudar a nossa pele a manter um certo nível de hidratação. Mas isto tu já sabes, certo?

  1. Já ouviste falar dos carotenóides? Ao comeres alimentos ricos neste composto orgânico, as paredes do nosso intestino delgado transformam-no em vitamina A. Esta componente ajuda a restaurar áreas da pele danificadas podendo ser encontrado em vegetais de cor verde escura como o espinafre ou as algas ou ainda em vegetais de cores vivas como a cenoura amarela, a laranja, o mamão, o pimento amarelo ou a abóbora. Este composto é o responsável por dar cor a estes alimentos.
  2. Existem também os alimentos ricos Omega 3 , como é o caso de alguns peixes, que diminuem a sensibilidade da nossa pele à exposição solar, ou o abacate rico em fibra e que contém vitaminas A, C, D, K e ainda vitaminas do grupo B como o magnésio, o ácido fólico, o potássio.
  3. Os alimentos ricos em enxofre, como os ovos, os espargos e a cebola ajudam no rejuvenescimento da pele logo, mantém a pele hidratada, mais macia e flexível.
  4. Os alimentos ricos em zinco ajudam a reparar a descamação da pele e diminuem a comichão destas zonas. Um dos alimentos mais ricos em zinco que podemos encontrar são as sementes de abóbora que também contém fósforo, cobre, potássio, ferro e magnésio.
  5. Temos também os antioxidantes que mantém a nossa pele radiante. Podemos encontrá-los nas amoras e mirtilos.

Põe em prática os conselhos e dicas que te sugerimos e mantém a tua pele hidratada. Agora já não tens desculpa para te descuidares!