Teve relações sexuais não protegidas? A sua contraceção regular falhou? Se sim, não entre em pânico. ellaOne®, pílula do dia seguinte, pode ajudar a prevenir a gravidez quando tomada o mais rápido possível.

Se tem dúvidas acerca de ellaOne®, temos respostas que a podem tranquilizar. Se se está a perguntar se ellaOne® é adequada para si ou qualquer outra questão, continue a ler.

Quando é a melhor altura para tomar a pílula do dia seguinte?

Se teve uma relação sexual não protegida ou o método contracetivo utilizado falhou, pode proteger-se de uma gravidez não planeada ao tomar ellaOne®, pílula do dia seguinte. ellaOne® é mais eficaz quando tomada nas primeiras 24 horas*. Deve ser tomada o mais rápido possível após uma relação sexual não protegida ou falha do método contracetivo.

Como se toma ellaOne®?

Deverá tomar-se 1 comprimido de ellaOne®, com água, a qualquer hora do dia.

É mais eficaz quando tomada nas primeiras 24 horas*

Deve tomar o comprimido assim que possível depois da relação sexual e até o máximo de 120 horas.

Se vomitar dentro de três horas após a toma de ellaOne®, deve entrar em contato com seu farmacêutico, pois pode precisar de tomar outro comprimido. Este medicamento é adequado para qualquer mulher em idade fértil, incluindo adolescentes.

Quando não devo tomar a pílula do dia seguinte?

Não deve tomar ellaOne® se:

  • Se já estiver grávida

    ellaOne® não é adequada para mulheres que já estão grávidas ou suspeitam que possam estar grávidas. A pílula do dia seguinte atrasa a ovulação para impedir a fertilização, não causa um aborto.
    Se suspeitar que pode estar grávida, faça um teste de gravidez e, se for positivo, marque uma consulta com o seu médico.

  • Se é alérgica ao acetato de ulipristal ou a qualquer outro componente deste medicamento, se não tiver a certeza se ellaOne® é adequada para si, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Deve falar com o seu farmacêutico ou médico se estiver em alguma destas situações:

  • Está a fazer um tratamento médico específico e tem dúvidas que haja interações medicamentosas.

  • Se sofre de asma grave tratada com glucocorticóides orais.

  • Não se recomenda se sofre de doença hepática grave.

    Leia cuidadosamente o folheto informativo de ellaOne® antes de tomar o comprimido. Em caso de dúvidas consulte o seu médico ou farmacêutico.

Informações úteis para depois de tomar ellaOne®

ellaOne® é um contracetivo de emergência e só deve ser usado em caso de emergência: não deve ser usado como contracetivo regular e não a protegerá em futuras relações sexuais não protegidas.

Lembre-se que nenhum método contracetivo é 100% eficaz. A eficácia da pílula do dia seguinte depende de quando ovula e do tempo entre ter uma relação sexual não protegida e a toma da contraceção de emergência. Tomar ellaOne® pode atrasar um pouco o período, mas se o atraso for de mais de sete dias, recomendamos que faça um teste de gravidez.