Mitos sobre contraceção e ciclo menstrual

Há vários métodos de controlo da natalidade que são altamente eficazes na prevenção da gravidez. Também há muita informação errada sobre como funciona o sistema reprodutivo, como utilizar a contraceção, assim como alguns métodos que simplesmente não funcionam.

Abaixo pode ver vários mitos frequentes sobre o ciclo menstrual, o sexo e a contraceção. Clique em cada um dos mitos para ver se é verdadeiro ou falso.

  • A ovulação acontece a meio do ciclo, por volta do dia 14.
    Answer
    Answer
    FALSO Answer

    momento da ovulação é muito imprevisível. Só 12% das mulheres ovulam no dia 14 do seu ciclo1. A ovulação pode acontecer a qualquer altura entre os dias 11-21 se o seu ciclo for regular e até ao dia 28 se o seu ciclo for irregular. O momento da ovulação também pode variar de ciclo para ciclo, o que faz com que seja impossível saber quando irá acontecer. Isto significa que existe um risco de engravidar em quase todos os dias do seu ciclo1.

  • Se o meu ciclo for regular, a ovulação irá sempre acontecer a meio do ciclo.
    Answer
    Answer
    FALSO Answer

    momento da ovulação é imprevisível e varia de ciclo para ciclo, mesmo que a duração do seu ciclo menstrual seja regular 1.

  • Os ciclos regulares existem (a menos que esteja a tomar a pílula contracetiva).
    Answer
    Answer
    FALSO Answer

    A maior parte das mulheres não são tão regulares quanto poderíamos pensar. Podem ser regulares durante vários ciclos seguidos, mas depois ter um ciclo que é muito mais curto ou mais comprido. Uma mulher nunca sabe com antecedência se o seu ciclo atual irá ser mais comprido ou mais curto do que o normal. Quando utiliza uma pílula contracetiva hormonal, os seus ciclos são regulares (desde que a tome corretamente).

  • Não posso engravidar no início nem no fim do meu ciclo
    Answer
    Answer
    FALSO Answer

    Uma vez que o momento da ovulação é imprevisível e os espermatozoides podem permanecer viáveis até 5 dias nas trompas de Falópio existe o risco de engravidar após relações sexuais sem proteção em quase todos os dias do ciclo 1.

  • A gravidez começa logo a seguir às relações sexuais sem proteção.
    Answer
    Answer
    FALSO Answer

    A gravidez não começa imediatamente após relações sexuais sem proteção. A gravidez começa quando o óvulo fertilizado se implanta no útero, o que normalmente acontece 6-12 dias após a fertilização. Isto significa que não está grávida até pelo menos ao 6º dia após relações sexuais sem proteção2.

  • As relações sexuais sem proteção só acontecem muito raramente.
    Answer
    Answer
    FALSO Answer

    Se teve relações sexuais sem proteção e não quer engravidar, pode ficar revoltada consigo mesma por não ter tido mais cuidado. Mas não seja demasiado dura consigo mesma – não é a única.  Muitas mulheres (cerca de 30%) tiveram relações sexuais sem proteção pelo menos uma vez ao longo dos últimos 12 meses3. Isto não significa que não deva ter bons cuidados contracetivos, mas os acidentes acontecem, portanto não pense que é a única.

  • Não posso engravidar desde que as relações sexuais tenham lugar fora do meu período fértil.
    Answer
    Answer
    VERDADEIRO Answer

    Isto é obviamente verdade, mas não pode calcular com certeza quando irá ser o seu período fértil. Isto porque o momento da ovulação é variável e imprevisível. Se achar que o seu período fértil será sempre por volta do dia 14 do seu ciclo, está enganada – o seu período fértil pode ser mais cedo ou mais tarde. Se quiser prevenir uma gravidez, não deve ter relações sexuais sem proteção em nenhuma altura do ciclo1.

  • Estou a amamentar, portanto não posso engravidar.
    Answer
    Answer
    FALSO Answer

    Ainda que a amamentação tenda a adiar a ovulação, isso não é garantia. A ovulação pode ocorrer quando uma mulher está a amamentar. Se está a amamentar, de preferência deve utilizar o preservativo se quiser evitar a gravidez.

  • Não se pode engravidar se a mulher não tiver um orgasmo.
    Answer
    Answer
    FALSO Answer

    A fertilização ocorre quando um espermatozoide se une com um óvulo. Ainda que o homem tenha que ejacular para libertar o esperma, não é necessário a mulher ter um orgasmo para libertar um óvulo. Uma mulher em idade fértil liberta um óvulo todos os meses como parte do seu ciclo menstrual habitual. Isto ocorre se a mulher tiver ou não um orgasmo.

  • Não preciso de contraceção porque só temos relações sexuais durante o período "seguro". Só somos férteis um dia por mês.
    Answer
    Answer
    FALSO Answer

    Durante o ciclo menstrual de uma mulher normal, há seis dias nos quais as relações sexuais podem resultar em gravidez: os cinco dias antes da libertação do óvulo (ovulação), mais o dia da libertação do óvulo. O momento da ovulação também pode ser diferente de ciclo para ciclo. Portanto, apontar com certeza o momento da ovulação é quase impossível. Isto significa que o risco de engravidar após relações sexuais sem proteção existe em quase todos os dias do ciclo1.

  • Não vou engravidar se tivermos relações sexuais de pé ou se a mulher ficar por cima.
    Answer
    Answer
    FALSO Answer

    Algumas pessoas acham que ter relações sexuais em determinadas posições, como por exemplo de pé, irá obrigar o esperma a sair da vagina da mulher. No entanto, as posições sexuais não têm efeito sobre a ocorrência da fertilização. Quando o homem ejacula, o esperma fica depositado bem no interior da vagina. Os espermatozoides irão começar a deslocar-se através do colo do útero imediatamente após a ejaculação.

  • Não vou engravidar se o meu parceiro sair antes de ejacular.
    Answer
    Answer
    FALSO Answer

    Retirar antes do homem ejacular, conhecido como “coito interrompido”, não é um método de contraceção a toda a prova. O líquido que o homem liberta antes da ejaculação já pode conter espermatozoides. Além disso, o homem pode simplesmente não sair a tempo.

  • Não vou engravidar porque é a primeira vez que tenho relações sexuais.
    Answer
    Answer
    FALSO Answer

    A mulher pode engravidar em qualquer altura quando ocorre a ovulação , mesmo que nunca tenha tido relações sexuais antes.

  • Não vou engravidar se tomar um duche ou um banho logo a seguir às relações sexuais, ou se urinar logo a seguir às relações sexuais.
    Answer
    Answer
    FALSO Answer

    Lavar-se ou urinar depois das relações sexuais não irá impedir os espermatozoides que já entraram no útero através do colo do útero.

Referência

1.Baird DD, et al. Epidemiology 1995; 6:547-50.

2.Gold RB. The Guttmacher Report on Public Policy 2005. Disponível em: http://www.guttmacher.org/pubs/tgr/08/2/gr080207.pdf. Accessed January 2014

3.Nappi RE, et al. Eur J Contracept Reprod Health Care. 2014 Apr; 19(2):93-101.