15 coisas que gostavas que o teu eu de 15 anos soubesse

Se pudesses voltar atrás no tempo e falar com o teu eu de 15 anos, que lhe dirias? Nós fazemos uma ideia – na verdade são 15, confere!

Os 15 anos são, sem dúvida, intensos, decisivos em muitas frentes, confusos, mas, acima de tudo, muuuuito dramáticos. E há tantas, tantas coisas que gostaríamos de dizer aos nossos eus de 15 anos!

Querida mini versão de mim, aos 15 anos…

Imagina que podias enviar uma carta ao passado, o que dirias a ti própria? Nós fazemos uma ideia!

1. É tão bom ter 15 anos

Agora, anos mais tarde, olhas para trás e pensas: era tão bom ter 15 anos! Mas na altura, de certeza que desejavas ter 18, 20, 25… não era?

Responsibility GIF - Find & Share on GIPHY

2. O que os outros pensam é tão pouco importante

Se, por vezes, hoje em dia ainda tens dificuldades em alhear-te do que “os outros” pensam de ti, imaginamos que aos 15 anos seria praticamente impossível! Com os anos (e felizmente!) aprendemos a não ligar ao que os outros pensam ou dizem sobre nós.

Shania Twain Whatever GIF - Find & Share on GIPHY

3. Apenas uma má nota não tem qualquer importância anos mais tarde

Quem já fez um drama por apenas uma nota má a História, Matemática ou Português, levante a mão!

So Fetch Mean Girls GIF by Coolidge Corner Theatre - Find & Share on GIPHY
E agora, muitos anos volvidos, que consequência terrível dessa negativa está a acontecer atualmente? Achamos que sabemos a resposta: nenhuma!

4. Mudaste tanto, mas tanto!

As mudanças pelas quais se passa nos poucos anos que separam a adolescência da idade adulta são dramáticas – tão dramáticas que o teu eu de 15 anos nunca acreditaria. Mas já que estamos aqui, adeus penteado horroroso dos 15!

Johnny Depp Haircut GIF by 20th Century Fox Home Entertainment - Find & Share on GIPHY

5. Ser “a melhor” é tão irrisório

Não seria fantástico que sermos nós próprias fosse suficiente? Boas notícias: à medida que te afastas dos 15 anos começa a ser!

The Best 1St GIF by CTV - Find & Share on GIPHY

6. Vais sobreviver àquele amor

Se calhar tens que repetir isto ao teu eu de 15 anos, ao de 16, 17, 20, 22, 25… e aos teus eus que estão para vir ainda. Vais sobreviver àquele desgosto de amor, ainda que pareça que não.

Sad Bobs Burgers GIF - Find & Share on GIPHY

7. Afinal, a família não te odeia

Os teus pais punham-te horas para entrar em casa, não te deixavam sair durante a semana, limitavam-te o tempo ao computador, obrigavam-te a estudar e a limpar o quarto… claramente odiavam-te!! Ou será que está na hora de fazer um pedido de desculpas aos pais?

8. Os pais têm razão!

Pois. Pois tinham. Especialmente a mãe que dizia sempre “ainda me hás de dar razão”! Tantos conselhos desperdiçados na altura, que agora nos salvam a vida!

9. Quantidade não é qualidade

Ter mais amigos não é sinónimo de ter melhores amigos. Apostamos que hoje o teu ditado favorito é “Mais vale poucos, mas bons.”, certo?

Fake Friends Roy Purdy GIF - Find & Share on GIPHY

10. Nem toda a atenção é boa

Os avisos dos pais, dos professores, dos irmãos mais velhos e dos adultos em geral, especialmente para não pores aquelas fotos nas redes sociais, para não falares com estranhos e outros que tais, tinham e têm cada vez mais uma razão de ser… Nem toda a atenção é boa.

11. Há muita gente má no mundo…

A ingenuidade dos 15 anos pode cegar-nos para as pessoas tóxicas à nossa volta. Os desgostos são muitos e as desilusões também, mas com o tempo aprendemos a formar um escudo para essas pessoas.

Meryl Streep Hunter GIF - Find & Share on GIPHY

12. … mas também há muitas pessoas boas!

No entanto, não desesperes porque há muita gente boa no mundo, também! E, apesar de em certos momentos não parecer, muitas delas cruzaram (e ainda hão de cruzar!) o teu caminho. É só ter um bocadinho de paciência!

Alison Brie Applause GIF - Find & Share on GIPHY

13. Tudo tem solução

Exceto a morte, tudo tem solução. Aquela borbulha no dia da festa, o amor que não resultou, a zanga com a melhor amiga, a má nota, o período no dia da praia…

14. Vão sempre tentar moldar-te…

Todo o mundo à tua volta tentou, tenta e tentará moldar-te – é inegável – para que sejas a “menina perfeita”. E é cansativo e revoltante. Se a pressão para seres a aluna perfeita já passou, muitas outras estarão por vir. Por isso, resiste!

Schitts Creek Kiss GIF by CBC - Find & Share on GIPHY

15. … mas toda a tua luta vai fazer sentido!

Porque à medida que cresces (e estamos sempre a crescer) vais perceber que é OK seres quem és, se tentares sempre ser a melhor versão de ti própria.

Love Yourself Good Job GIF by Gap - Find & Share on GIPHY

Se tivesses que aconselhar o teu eu de 15 anos, o que lhe dirias?

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.