30 coisas para fazer antes dos 30

Há experiências que marcam, que fazem a diferença e nos tornam mais felizes. Se estás a caminho da terceira década, vê 30 coisas para fazeres antes dos 30.

Os 30 são os novos 20, certo? Ainda assim, os novos 20 estão acompanhados de um quê de mais maturidade e responsabilidade.

Por isso mesmo, fizemos uma bucketlist com aquelas coisas que estás sempre a adiar, mas que têm de ser feitas antes dos 30 – não te preocupes, podes repetir mais tarde!

30 antes dos 30: uma bucketlist

A contagem decrescente começou: o que é que tens mesmo de fazer antes de chegares aos 30?

1. Viaja sozinha

É verdadeiramente libertador! Pega na mochila e faz-te à estrada, mas não sem antes veres estas dicas para viajares sozinha em segurança.

2. Viaja para um país em que não fales a língua

Estar num sítio onde não consegues comunicar facilmente com as pessoas é assustador, mas vai ajudar-te a ultrapassar barreiras, especialmente as mentais.

3. Aprende outra língua

Burro velho não aprende línguas não passa de um ditado! Nunca é tarde para aprender. E não precisas de chegar a C1 ou C2, um A2 básico já chega 😉

4. Faz algo que te aterroriza

Tens medo de nadar? De alturas? Faz bungee jumping, mergulho, sobe uma montanha, faz nudismo, canta no karaoke… atreve-te!

5. Vive noutro país

Nem que seja por um ou dois meses. Viver fora é sem dúvida uma experiência enriquecedora, que toda a gente devia experimentar pelo menos uma vez.

6. Sobe ao Palco

Mesmo que aches que tens voz de Cana Rachada, sobe a um palco rouba o microfone e canta.

7. Aprende a tocar um instrumento

Se calhar ainda vais a tempo de te tornar a próxima estrela do indie rock – ukelele também conta!

8. Faz voluntariado

Fazer parte de algo que ajude outros também é bom para ti. Vai ajudar-te a abrir a mente, e o coração, para o resto do mundo, e vai mudar a tua vida.

9. Começa uma conta poupança

Fazer 30 também significa maturidade…. Pensa no teu futuro e começa a preparar-te.

10. Corre uma maratona

Já estás cansada? Pois, é um sinal de que devias participar numa maratona antes dos 30. Não te vais arrepender!

11. Aprende a cozinhar, a sério!

Não se pode sobreviver a vida toda de tostas de abacate, sopa da mãe e cereais. Dedica-te à cozinha, vai a aulas, faz o teu próprio livro de receitas… o teu eu de 30 anos vai agradecer.

12. Vai a um festival

Mas vai com toda a alma! Acampa, sê a primeira a chegar ao recinto, última a sair, e a alma da festa! Vê o que levar na mochila para um festival.

13. Aprende uma arte marcial

Além de divertido, pode ser muito útil. Pelo menos vai ajudar-te a sentir mais confiança e segurança.

14. Pratica um desporto novo

É mesmo verdade, exercício é algo essencial para uma vida saudável. E uma forma divertida de fazer exercício é praticar desporto, qualquer um – menos zapping.

15. Vai a um baile de gala

Todas devíamos ter essa experiência, não achas? Uma debutante aos 30 é melhor do que nunca ser debutante na vida.

16. Compra um brinquedo sexual

Se já tens um? Senão tens nenhum… de que estás à espera? Aproveita e confere alguns dos mais interessantes para usares sozinha ou a dois .

17. Descobre a história da tua família

Quem sabe não descobres que vens de uma linhagem real, ou que tinhas um ascendente serial killer, ou até que uma tia distante era bruxa?

18. Escreve um diário

Sim, mesmo ao estilo Diários do Vampiro. Escreve o que pensas, os teus sonhos, as tuas vitórias, as tuas penas… escreve a história de ti mesma e desta década tão marcante.

19. Persegue aquele hobby que amas

Sabes aquele hobby ao qual nunca te dedicaste? Aquele que nunca contaste a ninguém? É esse mesmo. Vai!

20. Tem um encontro com alguém que não é o teu tipo

Todas temos um tipo. A tua missão antes dos 30 é ter um date com o oposto do teu tipo. Quem sabe não te vais surpreender… e muito!

21. Faz uma tatuagem

Grande, pequena, visível, escondida, old school, geométrica… tanto faz! Ultrapassa esse medo e deixa-te levar.

22. Torna-te mais política

Com a idade cresce o teu dever como cidadã de te envolveres mais em política. Lembra-te, só tens o que tens hoje, porque muita gente lutou pelos teus direitos antes.

23. Visita outro continente

Este requer algum investimento, bem sabemos. Mas lembra-te tens até aos trinta! Uma viagem de longa distância nesta idade vai ser uma experiência completamente diferente do que será anos mais tarde, aproveita!

24. Faz um book fotográfico

Mas quando dizemos um book fotográfico referimo-nos mesmo a um profissional! Sê modelo por um dia e deixa que um fotógrafo capture toda a beleza e mistério que não mostras no dia-a-dia. Para a posterioridade…

25. Começa um negócio

Sabes essas ideias mirabolantes que tens na cabeça? Sim, aquela ideia para uma app, ou aquele conceito de café inovador. Põe em prática, arrisca!

26. Faz cosplay

Aqui, o tempo urge! Ainda que não sejas fã de manga e anime, devias fazer cosplay – e, sim, depois dos trinta pode ser um bocado estranho.

27. Adota um animal de rua

Sempre quiseste fazê-lo, apoias várias associações, dás comida aos gatos de rua… então está na hora de levares um deles para casa.

28. Faz uma mudança radical

Seja de visual, seja noutro aspeto qualquer, faz uma mudança que marque os teus “vintes e …”. Quando chegares aos 30 vais olhar para trás e dizer um “Eu fiz mesmo aquilo!” orgulhosa 🙂

29. Conhece-te a ti própria

Procura conhecer-te a ti mesma sem ligares ao que os outros pensam. Vê-te com a tua lupa, pinta-te com o teu pincel e canta-te com a tua voz.

30. Começa a tua lista de 40 até aos 40

Porque a vida não acaba aos trinta – pelo contrário, está só a começar – tens de fazer uma outra lista: 40 até aos 40.

Qual é a tua bucketlist de 30 antes dos 30? E quais destas já riscaste da tua? Partilha com uma amiga que está quaaaase nos trinta anos.

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.