6 Escritoras Portuguesas que tens mesmo de conhecer (e os seus melhores livros)

O Dia do Autor Português pede que se celebre com uma boa leitura e nada melhor que um livro de uma destas 6 escritoras portuguesas que tens mesmo de conhecer.

Todas amamos Sophia de Mello Breyner- Andresen, Augustina Bessa-Luís ou Florbela Espanca – ou pelo menos reconhecemos-lhe o imenso valor. Mas, e as dezenas de escritoras portuguesas cuja escrita fez (e faz!) a diferença? Confere algumas das nossas favoritas na lista abaixo.

 

Escritoras Portuguesas que tens de ler e as suas obras

Lídia Jorge

A escritora Lídia Jorge, algarvia, ganhou mais de 15 prémios literários, entre eles, o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura, e foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal, e duas vezes pela Ordem das Artes e das Letras de França. O que dizer de Lídia Jorge, além de que é uma das maiores escritoras portuguesas? Mas comprova por ti mesma, lê A Costa dos Murmúrios (1988), Combateremos a Sombra (2007) ou o Vale da Paixão (1998)! Vais ficar fã!

Natália Correia

A escritora e poetisa Natália de Oliveira Correia, nascida nos Açores, foi uma mulher de garra. Esta poetisa, dramaturga, romancista, ensaísta, tradutora, jornalista, guionista, editora e ativista feminista, foi condenada a três de anos de prisão, com pena suspensa, por ter publicado a Antologia da Poesia Portuguesa Erótica e Satírica, considerada ofensiva para os costumes da época, em 1966. Natália Correia tem uma bibliografia extensa, e aconselhamos a que leias os romances Anoiteceu no Bairro (1946) e As Núpcias (1992), e ainda os seus livros de poesia, especialmente O Sol nas Noites e o Luar nos Dias (1993).

Adília Lopes

Adília Lopes é o pseudónimo literário de Maria José da Silva Viana Fidalgo de Oliveira, nascida em Lisboa, em 1960. Adília Lopes trata os temas do quotidiano, principalmente femininos e domésticos, com humor e ironia, e com uma candura que só ela consegue. De entre a sua extensa bibliografia destacam-se Caras Baratas (2004) e Os 5 Livros de Versos Salvaram o Tio (1991) – se não és fã de poesia, talvez venhas a mudar de ideias.

Alice Vieira

Alice Vieira é bastante conhecida pela sua ampla bibliografia infantil, mas sabias que esta escritora portuguesa também escreveu (e muito bem) livros para adultos? O Livro da Avó Alice (2012), Os Profetas (2011) e Novos Mistérios de Sintra (2005) – em conjunto com outros escritores – são um bom ponto de partida para ficares a conhecer esta belíssima escritora.

Ilse Losa

Ilse Losa, judia refugiada, de origem alemã, e que ainda vive hoje em Portugal, sagrou-se como uma das mais conhecidas escritoras portuguesas, e os quatro prémios que ganhou são um reflexo disso. O romance que lhe valeu o Prémio da Fundação Gulbenkian em 1982, Na Quinta das Cerejeiras, é lindíssimo, e devias também ler Encontros no Outono (1965) e Silka (1989).

Hélia Correia

Hélia Correia, hoje com 70 anos, foi galardoada com várias distinções ao longo da sua carreira, incluindo o Prémio Camões em 2015. Esta escritora portuguesa é bastante discreta e tenta manter-se afastada da ribalta, se bem que falha redondamente: os seus romances Soma (1987) e A Casa Eterna (1991), bem como Adoecer (2010), não deixam que Hélia Correia passe desapercebida.

 

Confere ainda esta lista de livros com personagens femininas fortes!

 

E agora, de que estás à espera para correr para uma livraria no dia do Autor Português? Aproveita e partilha connosco quem são as escritoras portuguesas que fizeram a diferença na tua vida.

 

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.