Amizades tóxicas: como identificá-las (e como as evitar)

Os amigos são a família que escolhemos, mas infelizmente é possível vermo-nos em situações de amizades tóxicas. Conhece 6 sinais e aprende a evitá-las.

Os amigos nunca são perfeitos e podem cometer erros, isso é óbvio. Um erro não torna uma amizade tóxica. E foi isso que pensaste quando a tua melhor amiga se esqueceu do teu aniversário no ano passado. Ou quando aquele teu amigo não quis saber de ti quando estavas mal. Ou até quando o grupo prefere dizer-te “nós avisamos” em vez de te apoiar no fim da tua relação.
Mas, quando estas atitudes começam a ser a regra, se calhar devias repensar as tuas amizades, ou pelo menos a importância que lhes dás. Assim como as relações amorosas podem ser tóxicas, também uma amizade “perfeita” pode degenerar numa amizade tóxica.

6 sinais de que tens amizades tóxicas

Se o teu grupo de amigos, e passar tempo com eles, te faz sentir mais emoções más do que boas, quando sentes tristeza e ansiedade em vez de felicidade e plenitude, talvez as tuas amizades estejam a tornar-se tóxicas.

1. Estás em constante competição com eles

Um bocado de competição é bom, saudável. Competir acerca de quem consegue cumprir a rotina do ginásio sem batotas, quem consegue levar a semana sem hidratos até ao fim, ou até quem consegue viajar mais em menos tempo. Mas, quando a competição passa destas pequenas coisas engraçadas para algo mais marcante, pode deixar de ser saudável.
Se sentes que tens que competir com os teus amigos – e inevitavelmente estás sempre a “perder” – repensa o que esses amigos significam para ti. Porque uma coisa que os amigos não deviam fazer era causar-te insegurança.

2. Não gostas da pessoa que és quando estás com eles

Uma das coisas boas de estar com amigos é aquela sensação de tirar a roupa e os sapatos quando chegas do trabalho e pôr uns leggings confortáveis e uma t-shirt velha. Sim, estar com amigos deve ser confortável, um alívio, algo para apreciar. Se te vês forçada a ser alguém diferente (especialmente alguém que tu não gostas) então sai já dessa amizade tóxica.

3. Sentes que só dás, mas nunca recebes

Há pessoas com uma maior tendência natural para apoiar os outros, dar conselhos, até consolar em situações menos boas. E há outros que têm uma menor tendência, e que tendem a ser mais apaparicados pelos amigos. No entanto, a linha entre “não ter muito jeito” e “estar-se nas tintas” é muito ténue. Tenta perceber se, no fundo, sentes que não podes contar com um amigo em particular, ou com todos. Se vires que só dás e nunca recebes, é possível que estejas numa amizade tóxica.

4. Criticam-te ou dizem-te como deves agir

O papel de um amigo é apoiar-te, aconselhar-te e fazer-te feliz (atenção, este é também o teu papel como amiga!). Quando se passa o ponto em que sentes que os teus amigos, ou um amigo em particular, apenas te criticam e te fazem sentir mal acerca de ti própria ou das tuas escolhas, constantemente, talvez esteja na hora de deixar essas amizades tóxicas ir e procurar novas onde tenhas espaço para seres tu mesma.

5. Sentes-te envergonhada pelo comportamento deles

Este é um ponto muito importante e que não deve ser ignorado! Quando te sentes envergonhada pelo comportamento de um amigo ou de um grupo de amigos, não deves culpar-te e achar que tu é que estás errada. Estão num restaurante e estão a ser rudes para os empregados de mesa? Ficas mortificada de vergonha de cada vez que vais sair à noite com eles? Podes ter boas razões para isso. Se achas que o comportamento deles não se adequa com o teu e com aquilo que tu consideras aceitável, então talvez essa amizade seja tóxica para ti.

6. No fundo, já não confias neles

No fundo, quando se perde a confiança num amigo, não se pode verdadeiramente dizer que se trata de uma amizade, não é verdade? Pode ser difícil deixar uma amizade ir, porque eram amigos há muitos anos, ou porque viveram muitas coisas juntos, ou até porque sentes que tens que estar ali. Mas a verdade é que nem todas as amizades podem durar para sempre. Não existe uma fórmula mágica para perceber quando é que perdeste a confiança neles, porque é algo muito instintivo. Se não consegues confiar é melhor afastares-te em vez de deixares que essa amizade tóxica te prejudique mais.

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.