Autoestima feminina: 10 dicas para melhorares a tua

Autoestima: not found. E agora? Melhora a tua autoestima e sai dessa onda negativa com as nossas 10 (ou 11) dicas.

Autoestima baixa – ou até inexistente – é um problema com que muitas de nós lidam diariamente e em silêncio. Chegou a hora de mudar isso!

Investe na tua autoestima com estas dicas:

 

#1. Faz desporto ou qualquer outra atividade de que gostes

Muitas vezes, sentimo-nos desmotivadas, cansadas e até um pouco deprimidas com a vida e com as nossas rotinas diárias. Por isso, a primeira dica para conseguires subir a tua autoestima, é seres mais ativa!

Vai ao ginásio, faz jogging ou dança, junta-te a uma equipa de futebol, experimenta uma aula de yoga… qualquer coisa que te ponha a mexer e fora de casa. A atividade física liberta muita da tensão acumulada, que te faz sentir mais em baixo e insegura. Para além disso, a tua saúde vai agradecer!

 

#2. Arranja um hobbie

Um hobbie, por mais pequeno ou estranho que seja, faz bem à mente e à alma.

Dedica-te a algo de que gostes e em que sejas boa ou aquela coisa que sempre tiveste curiosidade de experimentar!

Gostavas de pintar um quadro mas não sabes desenhar? Isso é irrelevante. Vai já buscar uma tela e uns pincéis e deixa a criatividade fluir.

Não importa o que fazes, desde que te entusiasme. Lê um livro por semana, vai ao cinema à quarta-feira, começa um herbário…

Sem medos, sem  “mas”. Simplesmente, faz!

 

#3. Rodeia-te de quem te faz bem

Estar rodeada de pessoas tóxicas é, provavelmente, um dos motivos da tua baixa autoestima e pode estar a tornar-te tóxica também a ti, contra ti mesma. Acaba de vez com essas pessoas na tua vida. Liga àquela amiga que adoras e já não vês há meses ou procura conhecer pessoas novas mas não escolhas ser tóxica. Rodeia-te de positivismo e felicidade.

 

#4. Arranja-te, põe-te (mais) bonita

É normal ter dúvidas e receios em relação ao nosso corpo e aparência, em parte por causa da forma como a sociedade estereotipa as mulheres. Chega! Queres usar aquele vestido curto que está no fundo do armário há anos? Queres mudar o penteado, experimentar um novo batom ou usar um casaco vintage? Força! Vê-te como queres que os outros te vejam. Autoestima é gostares de ti própria, sempre.

 

#5. Alimentação saudável

Um estilo de vida saudável é extremamente importante e contribui muito para a forma como nos vemos, sentimos e agimos. Sabias que a desidratação pode provocar sentimentos parecidos aos da depressão? Bebe muita água e opta por uma alimentação mais saudável. Isso vai, de certeza, contribuir para melhorar a tua autoestima. Experimenta!

 

#6. Ouve música upbeat

És daquelas pessoas que adora, vive, respira música? Ótimo!

A música tem um poder enorme sobre as emoções e o estado de espírito. Se ouves, constantemente, aquele indie depressivo, vais acabar por te sentir deprimida, também. Tenta ouvir algo mais animado, que te puxe para cima. Liga a música e dança, salta, canta aos gritos. Deixa a autoestima entrar!

#7. Não sejas demasiado exigente contigo própria

Sim, leste bem. Para de exigir demasiado de ti própria. Será que esperas, sequer, tanto dos outros como de ti? Será que os criticas pelas suas falhas tanto como te criticas a ti mesma? Um pequeno erro não faz de ti uma falhada! Relaxa e aceita que não podes ser perfeita em tudo. É normal. É humano.

#8. Ajuda os outros

O sentimento com que ficas depois de fazer algo bom por alguém é indescritível e super benéfico para a autoestima. Na verdade, é uma forma de juntar o útil ao agradável: ajudar os outros, enquanto te ajudas a ti! Faz voluntariado numa associação, doa roupa que já não usas, ajuda a apanhar lixo na praia…

Investe no karma, afinal, what goes around, comes around – já dizia o nosso Justin T.

 

#9. Aventura-te fora da zona conforto

Tu és capaz de tudo, até daquelas pequenas coisas que te parecem aterradoras como viajar sozinha, cantar no karaoke ou convidar aquele vizinho giríssimo para um café. Seja o que for, quer corra bem ou mal, vai em frente. Woman up!

 

#10. Valoriza-te!

Esta é a dica mais importante e, provavelmente, a mais difícil de conseguir. Valoriza-te. Tu tens o teu valor.  Tu és tu e não és igual a ninguém. Tu podes tudo. Deixa de te comparar àquela rapariga perfeita do Instagram, ao geniozinho do teu curso ou à tua irmã. Sê tu própria. Liberta-te. Ama-te. Mesmo que tenhas de percorrer um longo caminho, vai valer a pena.

 

Dica bónus: sexo bom, sexo revigorante, muito sexo

Bom, esta dica fala por si. Sexo é bom para o corpo e para a mente. Está provado que fazer sexo é saudável e que faz bem à autoestima. Então, de que estás à espera? Entrega-te aos prazeres da vida. Mas, atenção! Sempre com proteção.

 

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne.