Como podes ser mais produtiva

prod1

Já todas passámos por aqueles dias preguiçosos, de procrastinação em que o que temos de fazer e o que queremos são mundos opostos. Ficar na cama a ver vídeos de gatos no youtube, ou a cuscar fotos no insta, ou até a ver uma temporada inteira de Anatomia de Grey é ótimo – eu diria mesmo que é vida! O problema vem quando essas fases duram há… quantos anos tens, mesmo?

Dicas para te ajudar a ser mais produtiva

Para celebrar o dia mundial da produtividade, vamos tentar pôr em prática certas dicas para ser mais produtiva. Pensa nisto como uma resolução de ano novo a tempo do verão!

Define prioridades

Ok. Certo. E como? Bem, não é fácil, mas é possível. Se definires aquelas coisas que tens mesmo de fazer, entregar a declaração de IRS a tempo, ir ao médico ou entregar um projecto, e as fizeres de facto, depois tens todo o tempo do mundo para ser preguiçosa e completar a tua coleção de GIFS do America’s Next Top Model.

Compra uma agenda… e usa-a!

Compra uma agenda e aponta nela as tuas obrigações. Ainda que não te apeteça fazê-las, ver certas coisas como “pagar a conta da luz” ou “enviar um postal à avó” ali abandonadas dia após dia, vão fazer-te sentir mal, e vais sentir-te obrigada a fazê-las mesmo. Ser mais produtiva passa por seres mais responsável.

Deitar cedo e cedo erguer…

Manter uma rotina diária vai ajudar-te imenso a melhorar a tua produtividade. Hm, não gostas de acordar cedo? Bem, é comum, mas acredita que ao fim de uns dias o teu corpo habitua-se. E, além disso, durante o dia tendemos a ser mais ativos e as lojas e serviços que costumamos precisar estão abertos durante o dia.

Descansar e dormir bem

Descansar e dormir um bom número de horas é, como já sabes, importante para a tua saúde. Neste caso, vai também ajudar-te a ser mais produtiva porque se estiveres com sono ou cansada é provável que tenhas dificuldade em concentrar-te ou até em fazer o que quer que seja.

prod2

Reduz o multitasking

Se te concentrares numa coisa de cada vez, é provável que o faças melhor e mais rápido do que se estiveres a fazer três coisas ao mesmo tempo e a pensar em mais duas. A capacidade que nós mulheres temos para o multitasking é ótima, em situações que assim o pedem mas, se puderes, tenta fazer as coisas uma de cada vez. A tua mente agradece.

Desliga-te do trabalho

Estar sempre a falar, a pensar e a stressar sobre o trabalho não vai tornar-te mais produtiva. Pelo contrário, vai cansar-te e maçar-te tanto, que vais chegar a um ponto em que já não suportas sequer lá estar. Impõe-te a regra de desligar um bocadinho: faz uma girls night com as tuas amigas, visita a família… qualquer coisa onde não fales ou penses sobre o teu trabalho.

Tira tempo só para ti

E finalmente: tira um tempo só para ti e para os teus memes, séries, exercício – o que seja – sem culpas, sem arrependimentos. Parar um bocado durante o dia tem muitas vantagens nos teus níveis de stress, ansiedade, e até felicidade, que se vão notar na produtividade do teu dia-a-dia.

giphy2

Depois destas dicas, estás preparada para ser mais produtiva? Partilha!

Se és uma preguiçosa crónica, bem-vinda ao grupo! Para ti tenho 5 apps fitness para combater a preguiça!