O fim das férias: regressar à rotina sem stress

As férias acabaram. E agora? É o fim? Nada disso! É apenas o fim das férias. Vê como regressar à rotina, sem complicações e sem stress.

O fim do verão é sempre uma altura complicada porque, normalmente, implica que as férias chegaram ao fim e que tens de voltar à rotina. Há quem sofra de depressão pós-férias, quem se sinta esgotado ou mesmo quem não consiga voltar à rotina tão rapidamente como gostaria.

Se és uma destas pessoas, não estás sozinha!

Descobre algumas dicas para te ajudar a voltar a entrar no ritmo, depois do inevitável “fim das férias”.

Velhas rotinas: como lidar com elas?

Deitar cedo, acordar ainda mais cedo, trabalhar sem parar, preparar as refeições do dia seguinte… Socorro! São demasiadas coisas a acontecer ao mesmo tempo e tu ainda não estás preparada. As palavras de ordem são muita calma”. O fim das férias não é o fim do mundo e sim o início de uma etapa.

Guarda algum tempo para te preparares para o que aí vem

Voltar de uma viajem longa e ir trabalhar no dia seguinte não é uma boa ideia. Regressa um pouco antes – o ideal é mesmo uns dias antes – para que tenhas tempo de sair do mood férias e descansar. Sim, leste bem: descansar!

Mesmo que as tuas férias tenham sido muito calminhas é preciso descansar delas, porque, na verdade, o descanso é para o cérebro!

Entra nas rotinas gradualmente

Antes das férias, tinhas aulas de yoga duas vezes por semana, ias ao ginásio três e ainda encaixavas a dança ao sábado de manhã? Parece ótimo mas não queiras voltar a essa rotina mais depressa do que o teu corpo e a tua mente permitem!

Para evitar o stress de “voltar”, fá-lo gradualmente. Por exemplo, começa a praticar desporto uma vez por semana e se realmente tiveres energia para tal. À medida que fores entrando no ritmo, aumenta a frequência para o que era habitual.

Muda alguma coisa

O fim das férias e o regresso às rotinas e hábitos que associas a não estar de férias, podem causar grande tristeza e até saturação. Para evitar isto, modifica as tuas rotinas anteriores só um bocadinho… Como?

Faz algo novo: muda de visual ou a disposição da mobília da sala, descobre um caminho diferente para o trabalho… Há tantas hipóteses! Não entres em modo “piloto automático” e traz algo de novo à tua vida, que te emocione verdadeiramente. Quanto mais feliz te fizer sentir, melhor!

Permite-te fazer o luto

Não é ser dramática mas permite-te, a ti mesma, estar triste porque as férias acabaram.

Vais ver que, se te deres uns dias para aceitar a mudança, vais superar muito mais rápido. Mas atenção: nada de comparações! Não vale a pena comparar o quão feliz estavas há duas semanas em Cabo Verde e focares-te no quão terrível estás agora. Em vez disso, aceita que as férias foram perfeitas e que chegaram ao fim. Rodeia-te de felicidade: revê amigos, visita a família e procura as coisas boas do dia-a-dia.

Mente e espaço organizados

Há uns dias, estavas completamente zen, relaxada, feliz. Hoje, estás enterrada em papelada, com quinhentos emails para ler, sem roupa lavada e a tua casa precisa de uma limpeza urgente. Não pode ser!

Organiza os teus espaços, seja o de trabalho, descanso ou e estudo e organiza as tarefas que tens pela frente. Voltar de férias com uma mente completamente relaxada e entrar logo num frenesim não é, de forma nenhuma, benéfico para a tua sanidade mental e vai fazer os teus níveis de stress disparar.

Resolução de “ano novo”

Já que é o início de uma nova etapa, porque não fazer uma resolução ao estilo “Ano Novo”? Traça uma meta para ti mesma, que te dê energia e motivação e segue-a. Queres ter uma alimentação mais saudável? Aqui está uma oportunidade para começar. Queres começar a ir ao cinema às segundas-feiras? Nada melhor do que ir já na próxima. Sempre quiseste aprender a pintar? Chega de adiar o sonho. Começa já!

Uma mini resolução de fim de férias é um ótimo incentivo para fazer algo novo, estimular a tua imaginação e criatividade e ganhar uma motivação extra.

Pensa bem. Há quanto tempo não vias aquela colega de trabalho de quem tanto gostas? Há quantas semanas não bebes um copo com a tua melhor amiga e põem a conversa em dia? A tua vida está recheada de coisas boas e de pessoas que adoras. Vais dizer que não tiveste saudades?

Se ainda não foste de férias…

Ainda bem que estás a ler este guia. É natural que passes por um período mais depressivo, depois das férias e isso não deve preocupar-te. Por outro lado, mentaliza-te de que, eventualmente, terás de voltar e aproveita ao máximo enquanto dura!

Conhece alguns destinos, em Portugal, para visitar com as tuas amigas, neste verão, e lembra-te, têm sempre contigo proteção contra ISTs e gravidezes não desejadas.

Se viajares para outros países, é possível que não seja tão fácil encontrar o teu método contracetivo hormonal diário (pílula contracetiva) ou de emergência (pílula do dia seguinte), por isso, certifica-te de que tens tudo aquilo de que precisas.

Também estás a dramatizar o fim das férias? Como é que consegues voltar à vida normal, depois do Verão?

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne.