O poder da meditação: a melhor forma para reduzires o stress

Precisas de parar e respirar? Vê como podes iniciar-te no mundo da meditação – sozinha, sem aulas – e assim reduzires o stress e ansiedade.



A Meditação tem muitos benefícios e é uma forma muito eficaz de aliviar o stress e ansiedade, e combater os malefícios das vidas tão corridas de hoje em dia. Com a prática, a meditação torna-se um hábito, quase um estilo de vida, e dá-te ferramentas para não te deixares consumir pelo stress.

Confere estas dicas para praticares meditação – e podes pô-las em prática em qualquer lugar, em casa, no trabalho ou na pausa de almoço.

Passo #1. Põe-te numa posição confortável

Muitas pessoas gostam de sentar com as pernas cruzadas, outros preferem um cadeirão confortável. Não há uma regra aqui, apenas uma preferência pessoal. Se te sentes confortável sentada na cama ou no sofá ou até mesmo no chão, força! Agora, assegura-te de que a postura é correta. É mais fácil – e muito mais benéfico – meditar com as costas direitas e perpendiculares ao chão. Deixa os ombros relaxados e endireita apenas as costas. À medida que avanças na meditação, o teu corpo vai-se habituando à postura correta.

Passo #2. Fecha os olhos

Ao estares numa posição confortável e relaxada (mas não desleixada) fecha os olhos, sem força. Relaxa os músculos da cara (não apertes o maxilar, por exemplo). Este passo é importante, pois se mantiveres os olhos abertos há mais probabilidade de te distraíres.

Passo #3. Esvazia a tua mente

Esta é a parte que mais pessoas acham frustrante, esvaziar a mente. Não vai ser de um dia para o outro, mas cada bocadinho ajuda. Tenta não pensar em nada (nós sabemos, com tantas coisas é praticamente impossível, mas tenta!). Não te desmotives se não conseguires parar de pensar completamente. É difícil, realmente. Mas, como já referimos, cada esforço conta e mais cedo ou mais tarde vais conseguir.

Passo #4. Não desistas!

Insiste, persiste! Muito provavelmente o teu primeiro dia de meditação vai deixar-te cansada e frustrada. Vai-te parecer uma perda de tempo (que podias gastar a ver séries) e não te vais sentir super relaxada. No entanto, a prática leva à perfeição. E se fizeres um pouco de meditação todos os dias, ou no mínimo algumas vezes por semana, é bem provável que comeces a notar diferenças ao fim de pouco tempo.

Mais dicas e truques para te ajudar no caminho da meditação

  • Não esperes ser uma expert em meditação ao fim de uma ou duas tentativas. Isso só te vai trazer mais stress. Não há uma forma perfeita de o fazer, há apenas a forma certa para ti.
  • Começa com sessões pequenas, como por exemplo de 5 minutos, e vai caminhando para sessões mais longas, como 30 minutos.
  • Recorre a apps de meditação que te disponibilizam cronómetros, música relaxante ou white noise.
  • Afasta-te de barulhos e luzes muito fortes. Se não estiveres em casa, vai para uma zona mais calma e tranquila, no trabalho, por exemplo, para poderes meditar.
  • Foca-te na tua respiração, para te ajudar a limpar a mente de outros pensamentos. E acima de tudo, permite-te meditar, sem teres vergonha ou pressa ou alguma coisa urgente para fazer.
  • Descobre a altura do dia em que preferes meditar: de manhã, à hora de almoço, ao final da tarde, antes de dormir. Cada um é como cada qual, e o que resulta para uma amiga tua pode não resultar para ti.
  • Se perceberes que não está a funcionar para ti, procura outros tipos de meditação – com recurso a incensos, velas, sons, etc.
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