Será amor ou sexo apenas? 9 formas de descobrires!

Borboletas no estômago, nervoso miudinho, uma atração incrível… mas o que é que sentes, mesmo? Será amor ou sexo apenas? Vê aqui como saber!

Aqui está uma situação que pode ser bastante familiar: conheceste alguém e uma troca de olhares foi suficiente para acender uma chama de atração incontrolável. Quando o vês sentes borboletas, há fogo de artifício, não conseguem tirar as mãos um do outro – e esta excitação faz-te pensar que estás a apaixonar-te!
Mas, será que estás mesmo? Pode isto ser apenas uma atração incontrolável que se está a disfarçar de algo mais? Será que estás a enganar-te e a caminho de tomar uma decisão errada? É amor ou sexo?
É muito fácil confundir estes dois: uma química explosiva e o potencial para uma relação duradoura. Se estiveres disposta a analisar com honestidade o que sentes – lembra-te, aqui não há julgamentos! – não te será difícil perceber a verdade!

Amor ou sexo? Confere a nossa checklist!

Se pensas que podes estar a confundir um sentimento de amor com um desejo de sexo, estas são as questões que tens que colocar a ti mesma para avaliares o que estás mesmo a sentir. Então, é amor ou sexo? Vamos a isso!

A atração que sentes é mais física do que emocional

Ele é giro, tem um corpo incrível e na cama é espetacular. Mas então e psicologicamente? Gostas da forma de ser dele? Sentes-te conectada? Têm coisas em comum? Se as respostas são negativas, tens que fazer um check neste primeiro ponto do questionário “Amor ou sexo”.

São amantes, mas não são amigos

A ideia de amantes remete para amor, claro. Mas para haver amor, tem que haver uma grande amizade – aquela conceção de que duas pessoas que não se conhecem se podem amar desmesuradamente fica nos romances e comédias românticas. Se aí não existe nada de amizade… faz um tick neste ponto.

Which One Eating GIF by Rosanna Pansino - Find & Share on GIPHY

Não consegues imaginá-lo a fazer outras coisas contigo

Outras coisas para além de sexo, claro. Consegues imaginar-vos a ir ao cinema? A jantar com os teus amigos? A ir ao IKEA? A verem o concerto da tua banda favorita? Se a única posição dele na tua vida é sexo… talvez a resposta à pergunta “Amor ou sexo” esteja bastante explícita.
Gostas mais da ideia de estar com ele do que de estar mesmo
Fantasias com estar com ele – como não? – mas quando estás é assim… meh? Crias expectativas e acabas sempre por te desiludir um bocado? Se calhar o grande atrativo dele para ti é mesmo o sexo.
Conheces os sinais de que ele pode não estar assim tão interessado?

Não consegues ter intimidade com ele

A intimidade é algo bastante importante no amor e uma relação sem intimidade é apenas sexo. E para clarificar, quando nos referimos a intimidade, falamos daquele sentimento de estar próximo de alguém, e não só fisicamente, claro. Amor ou sexo? Intimidade ou distância? Qual é para ti?

Eyeroll Ugh GIF - Find & Share on GIPHY

Não queres apresentá-lo aos teus amigos e família

Esta é uma red flag gigante! Quando amas alguém, queres que toda gente saiba que ele existe e que está contigo. Há uma espécie de orgulho em mostrar essa pessoa aos que te são mais importantes. Se esta pessoa não suscita essa vontade em ti… é sexo.
Descobre se a tua relação tem futuro!

O vosso tempo junto é todo passado na cama

Pensa bem: o que é que fazem juntos para além de sexo? Nada? Não dizemos que não seja tempo de qualidade, mas para haver amor, tem que haver algo mais. Não achas?

Estás pouco interessada no que ele tem para dizer

É possível estar muito atraída por uma pessoa e não ter muito interesse naquilo que ele pensa, faz ou diz. É este o caso? Se sim… não é amor.

Não estão juntos em público (nem queres assim tanto)

Se o vosso contacto em público não existe ou, existindo, não revela nada sobre o que vocês fazem em privado – e especialmente se também não tens vontade de o demonstrar – muito provavelmente a vossa relação resume-se a sexo.

Lembra-te sempre: o melhor tipo de sexo é… exato, sexo seguro! Confere ainda aquelas perguntas que sempre quiseste fazer sobre sexo!
Então, qual é o teu veredicto? É mesmo amor, ou estás a confundir sexo com uma ligação mais forte?

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.