Archives

7 apps que todas as mulheres têm de ter no telemóvel

Os smartphones existem para tornar as nossas vidas mais fáceis, e por isso mesmo contamos-te quais as 7 apps imprescindíveis para todas as mulheres.

Os smartphones fazem parte das nossas vidas, não é mesmo? E, claro, o seu objetivo é tornar as nossas vidas mais fáceis. E se há apps para tudo, desde jogos a trabalho, porque não aproveitar aquelas que nos ajudam a controlar e a coordenar melhor as nossas vidas?

7 apps fundamentais para mulheres

Desta lista vamos excluir apps essenciais como o Spotify, Gmail, Instagram, Facebook e Twitter. Deixamos à tua consideração se o Tinder integra a lista de apps essenciais… e partimos para a lista de apps fundamentais para mulheres. Confere estas sete!

Clue

A Clue é uma aplicação de calendário do período menstrual, mas não só. Esta app foi desenvolvida como uma ferramenta para rastrear hemorragias e sintomas ao longo do ciclo, bem como para ajudar as utilizadoras a compreender as sensações que sentem e o que se passa nos seus corpos ao longo dos 28 dias. A Clue foi considerada pelo Jornal de Obstetrícia e Ginecologia americano como a melhor app para usar nos ciclos menstruais – e fazer um importante registo de saúde da mulher.

My Pill

A app MyPill é a ajuda perfeita para ti, que estás sempre a esquecer-te de tomar a pílula! Esta aplicação lembra-te, com um alarme, quando deves tomar a pílula, e permite-te fazer snooze e relembrar-te mais tarde. Além disso, diz-te quão protegida estás contra uma gravidez não desejada, conforme as tuas tomas da pílula contracetiva – se te atrasaste na toma, a MyPill diz-te qual é o risco de engravidares nas próximas semanas. Podes ainda tirar notas, anotar sintomas e ter lembretes para comprar mais uma embalagem, agendar consultas ou toma de outra medicação.

Natural Cycles

Esta app é a única do género aprovada pelo Infarmed como dispositivo médico. Foi desenvolvida por uma física de partículas do CERN, e está pensada para ajudar controlar o ciclo menstrual da mulher e determinar os dias férteis e inférteis, com recurso à temperatura corporal. Funciona de forma fácil: todos os dias de manhã, antes de saíres da cama, tens de medir a tua temperatura com um termómetro com duas casas decimais. Depois, inseres a informação na app e esta diz-te os dias em que não estás fértil e os dias em que estás fértil.

Sleep Cycle

Com a aplicação Sleep Cycle podes monitorizar todo o teu sono. Tens que colocar o telemóvel perto de ti, e deixá-la analisar a forma como dormes. Usando o microfone, a aplicação consegue medir os períodos de sono profundo e acordar-te a uma hora perfeita, baseada nos ciclos de sono medidos. Na versão premium, ajuda-te ainda a perceber o que pode estar a perturbar o teu sono, e como melhorar a sua qualidade. Para que durmas bem e acordes relaxada todos os dias!

Nike Training Club

O Nike Training Club é o teu personal trainer no smartphone. Esta aplicação tem mais de 185 treinos gratuitos de força, resistência, mobilidade ou ioga. Mas como é que esta app se torna num personal trainer? Quanto mais treinares, mais personalizadas se tornam as sugestões de novos treinos, e tens ainda a possibilidade de planos de treino flexíveis e adaptados a ti. Os treinos têm uma duração de 15 a 45 minutos, há três níveis de preparação física e de intensidade do treino, e podes ainda escolher que parte do corpo queres trabalhar mais. O melhor? Todos os exercícios são feitos usando apenas o peso do corpo ou equipamentos simples – já não há desculpa!

Simply Yoga

Será que já puseste em prática o ponto número um desta lista de 12 experiências para 2019? Se não, esta app é para ti! O Simply Yoga é quase um instrutor de ioga pessoal, no teu bolso e à distância de um clique. Aqui encontras rotinas de ioga de 20, 40 e 60 minutos, que podes seguir no conforto de tua casa. Podes seguir rotinas pré-definidas ou criar as tuas próprias, tens guias de vídeo e de áudio para cada pose e rotina, e na versão premium tens ainda a opção de escolher exercícios e poses específicas para partes do corpo específicas.

Simple Habit Meditation

Esta app define-se como a melhor app de meditação para pessoas ocupadas – como tu. E então porquê? A Simple Habit permite-te meditar durante 5, 10 ou 20 minutos por dia com sessões guiadas de meditação e que se focam em problemas reais como ansiedade, stress, depressão, insónia, nervos antes de uma reunião de trabalho, ou até nervos pré primeiro encontro. Podes fazer estas sessões de meditação em casa, no trabalho durante as pausas, enquanto estás em transportes públicos, ou mesmo num parque ou jardim. Os benefícios da meditação são já bastante conhecidos, ainda que a tua preguiça esteja a impedir-te de alcançá-los. Por isso, de que estás à espera para ires já experimentar a Simple Habit?

Que outras aplicações são completamente essenciais para ti? E quais destas apps vais passar a usar religiosamente?

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.

As melhores praias portuguesas para explorares este verão

Se tu gostas é do Verão, de passear com a prancha na mão, aqui vai uma lista das melhores praias em território nacional para visitar este verão. Sozinha ou não!

 

É oficial, 375 das mais de 600 praias portuguesas foram distinguidas em 2019 com o galardão “Qualidade de Ouro”. Destas 375, 326 são praias costeiras e as restantes são fluviais ou de transição. As grandes vencedoras são as regiões do Tejo e Oeste e o Algarve com 90 e 87 praias distinguidas, respetivamente. Uma outra distinção, que nos parece importante, é a de Bandeira Azul, e este ano 378 praias foram galardoadas. São ótimas notícias para os veraneantes!

Hoje vamos focar-nos nas praias costeiras e apresentamos-te uma lista com aquelas que achamos ser das melhores praias para visitar este verão.

Melhores praias para o Verão de 2019

Portugal tem muitas praias lindíssimas – tantas que é praticamente impossível visitar todas num só Verão! Das águas geladas a águas quentes, do mar bravo à serenidade quase mediterrânica, da areia fina e branca à areia vulcânica, Portugal tem praias para absolutamente todos os gostos. E nós reunimos as sete que achámos essenciais para aproveitares neste verão!

Praia de Moledo, Caminha

A praia de Moledo, no coração do Minho, tem 35km de areal para os teus banhos de sol e uma vista de perder a respiração. Podes, além de bronzear e nadar, visitar o forte e a ilha de Ínsua, apreciar a Mata do Camarido e o Monte de Santa Tecla, em Espanha. E, não receies as águas frias da Praia de Moledo: as águas são extremamente ricas em iodo, fazendo dela uma das melhores praias do país!

Praia do Senhor da Pedra, Vila Nova de Gaia

Esta praia já foi eleita uma das praias mais bonitas da Europa e uma das maiores razões é a capela do Senhor da Pedra, que data de 1686. Quando a maré sobe, a capela parece erguer-se da água, e o sol desaparece atrás dela. Quem disse que uma praia não podia ser romântica?

Praia de São Pedro de Moel, Marinha Grande

Uma das melhores praias do país fica totalmente inserida no Pinhal de Leiria e é ponto obrigatório este Verão. Falamos, claro, da Praia de São Pedro de Moel. E se te podemos prometer tranquilidade nesta praia rodeada de natureza, também te prometemos muita diversão já que aqui se pratica surf e bodyboard, e ainda conta com um campo de ténis e um campo de jogos de praia, como vólei.

Praias Desertas de Comporta

Nestas praias – cinco em um, na verdade – vais sentir-te como numa ilha deserta. Apesar de serem bastante conhecidas, costumam ser calmas e pouco movimentadas, e uma das razões para isto é serem afastadas de infraestruturas. Por isso, leva um piquenique quando fores às Praias Desertas de Comporta e, claro, um bom livro para passares o dia.

Praia da Samoqueira, Sines

Na zona de Porto Covo, em Sines, está a praia da Samoqueira. E o que faz dela uma das melhores praias para ir este Verão? Além da qualidade da água, esta praia está repleta de grutas e piscinas naturais com água cristalina. Perfeita para uma escapadinha romântica à praia, na nossa opinião.

Confere outros planos de escapadinhas a dois!

Praia de Dona Ana, Lagos

Esta é uma das praias mais fotografadas do Algarve, e não é para menos. Aqui as águas são de uma cor turquesa incrível, e estão emolduradas pela areia amarela e fina, e pelos rochedos que criam recantos íntimos e privados. A Praia de Dona Ana entra para a nossa lista de melhores praias em 2019 pelo seu aspeto paradisíaco. É a natureza a chamar-te para o romance – será que é aqui que encontras o teu amor de Verão?

Praia da Ribeira Quente, Ilha de São Miguel

Sim, como o nome indica, a água nesta praia é quente! Se és daquelas que nasceu para o calor e odeias águas frias, encontraste a praia perfeita para ti, e é nos Açores. Além disso, esta praia é vulcânica, pelo que a areia é ligeiramente mais escura, em tons acinzentados. Já estás a pensar nas fotos do Instagram?

Praia do Porto Santo, Ilha de Porto Santo

Esta é considerada, por unanimidade, uma das melhores praias de Portugal. Tem 9km de areal e parece um pequeno paraíso inexplorado pelo contraste entre o turquesa da água e o dourado da areia. Além disso, a areia da Praia do Porto Santo é terapêutica, sendo areia carbonatada, com muito magnésio e estrôncio. Isso e o elevado teor de iodo na água fazem com que ir a esta praia seja um autêntico retiro para o corpo e para a mente.

E o que é que nunca, mas nunca pode faltar quando vais à praia? É isso, já sabes, o protetor solar. É muito importante que protejas a tua pele durante a exposição ao Sol e entre banhos.

Qual é a praia que não podes deixar de visitar este Verão? Alguma sugestão para acrescentar a esta lista? Partilha connosco todas as tuas dicas!

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.

O que deves comer este verão para conseguires a pele de verão perfeita

Pele brilhante, bronzeada, hidratada, bonita… será que é impossível de conseguir? Confere estes alimentos que deves comer para teres uma pele de verão saudável.

Nesta altura, a pele costuma ressentir-se: as agressões do Sol e dos raios UV, bem como a falta de hidratação, não perdoam, e a tua pele está baça, queimada e seca. Nada como nutrir a tua pele do interior para o exterior, com estes alimentos:

Pele de Verão: os alimentos certos para consegui-la

Vai pensando em formas de incluir estas frutas e alimentos na tua dieta, porque vão ajudar-te a conseguir uma pele de verão de sonho!

Papaia

A papaia é um ingrediente muito usado em vários produtos para o cuidado da pele, desde exfoliantes a máscaras. Mas esta fruta não tem só benefícios quanto aplicada na pele! Se a comeres estarás a fazer um refill de vitamina C no corpo. A vitamina C é um poderoso antioxidante que deves ter todo o ano. No verão, a sua importância prende-se com o sol e com o colagénio da pele. Por um lado, a vitamina C presente na papaia ajuda o teu corpo a combater os radicais livres que podem danificar as células, e por outro estimula a produção de colagénio para que a pele fique mais forte e elástica. E uma pele de verão é uma pele saudável e feliz, não achas?

Abacate

Queres mais razões para amar tostas de abacate? Além de delicioso, vai promover uma pele de verão saudável. Os abacates são fontes de vitamina E, responsável por reverter a ação dos radicais livres e dos danos oxidativos que os mesmos causam na pele. Os óleos presentes no abacate vão ainda conferir hidratação e brilho à tua pele, e estudos mostraram que as vitaminas E e C, em combinação, podem proteger a pele dos danos causados pelos UV. E esta?

Marisco

O zinco presente no marisco tem o poder de ajudar à cicatrização e prevenir danos nas células. Além de, claro, ser um bloqueador de raios UV – se verificares, em muitos protetores solares, o zinco não falta como ingrediente. Uma das melhores fontes de zinco de alta qualidade são as ostras, por isso, alia uma coisa à outra e consegue um jantar super afrodisíaco com o teu parceiro e uma super pele de verão, cuidada e refrescada.

Meloa

Os beta-carotenos presentes na meloa são antioxidantes poderosos. Além disso, o nosso corpo transforma os beta-carotenos em vitamina A que ajuda à reparação de tecidos corporais, como a pele. Além de sumarentas, doces e refrescantes, nesta época de praia usa as meloas para conseguires uma pele de verão bonita e radiante!

Tomate e Melancia

O tomate e a melancia estão cheios de um antioxidante chamado licopeno. Este composto tem o potencial de ajudar a diminuir os danos causados pela exposição aos raios UV – a ação do licopeno nas frutas e vegetais é protegê-los da luz. Além disso, o licopeno pode ainda ter uma ação benéfica contra as rugas. Como são ricos em água, o tomate e a melancia vão ainda contribuir para a hidratação da pele, tão importante para conseguires uma pele de verão com um aspeto bonito e saudável.

Sardinhas

Provavelmente quando pensas em pele de verão, e pele saudável, não pensas em sardinhas, certo? Mas isso devia mudar! As sardinhas contêm DMAE ou dimetilaminoetanol que é muito usado em produtos de beleza e de cuidado da pele devido à sua ação na síntese do colagénio. Este composto ajuda ainda a superfície da pele a reter água. Por outro lado, as sardinhas são uma fonte ótima de ómega-3, ácidos gordos e cálcio.

Água

Água não é exatamente uma comida, ou alimento, mas não podíamos deixar de incluí-la na lista. A hidratação é essencial para uma pele de verão incrível! Pele hidratada parece mais firme e é, sem dúvida, mais saudável. E se fores daquelas distraídas que se esquece da sua dose de água, pelo menos tenta compensar com alimentos ricos em água, como a melancia e o pepino.

Mas, nunca te esqueças que algo completamente essencial para conseguir a pele perfeita todo o ano é o protetor solar! Não saias de casa, de verão ou de inverno, sem aplicares uma camada fina em todo o corpo, e especialmente em áreas expostas ao sol constantemente, como a cara. Protege a tua pele do Sol, sempre!

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.

9 ideias para um primeiro encontro marcante

Farta de cafezinhos aqui e ali, jantares que são um pesadelo e silêncios desconfortáveis? Confere estas 9 ideias para um primeiro encontro marcante.

A primavera já vai avançada e o amor está em todo lado. O Tinder e as dating apps voltam a atacar! E tu, claro, tens o primeiro encontro da temporada. Mas como tornar este primeiro encontro num encontro marcante, divertido e fora do habitual?

Primeiro encontro? 9 ideias surpreendentes

As únicas ideias completamente proibidas num primeiro encontro são velórios, funerais e idas ao hospital. De resto, só tens que pôr a tua imaginação a trabalhar e pensar num encontro diferente. Confere algumas ideias – e mantém sempre a mente aberta!

Piquenique

Agora que o bom tempo está aqui, os piqueniques já apetecem. Então, porque não juntar o útil ao agradável, o date ao cestinho, e ir ter um primeiro encontro num parque ou jardim? Leva uns petiscos e algo para brindar, uma coluna portátil para dar som ao romance, e aproveita o melhor de dois mundos.

Concerto

Esta ideia de primeiro encontro é, na verdade, também uma espécie de teste. Se ambos desfrutarem do concerto, é porque é mesmo um match! Ir a um concerto num first date não é só divertido e diferente, é ainda uma ótima forma de se conhecerem – já que os gostos musicais, e a forma como se vive a música, dizem muito de uma pessoa.

Teatro

Para um plano mais calmo, que tal um primeiro encontro no teatro? Ir ver uma peça com alguém que se acaba de conhecer pode ser muito interessante. À semelhança do que se passa com a música, as artes, como o teatro, dizem muito de nós. Será que é a meio de um drama que vais descobrir a tua cara metade?

Planetário

Este é um dos favoritos, o date no Planetário. Aprender mais sobre a esfera celeste e sobre o Universo, no escuro, com uma vista fantástica de um céu estrelado… que mais se podia pedir? E aliar um encontro romântico a uma sessão de conhecimento… marcante? Sem dúvida.

Workshop

Outra coisa que nunca se faz num primeiro encontro é um workshop ou uma aula. Mas porque não? Aprender alguma coisa juntos é também uma forma de aprenderem alguma coisa sobre o outro. Pensa em alguma coisa divertida como workshop de cozinha, de fotografia ou de música. No pior dos casos, o tempo não terá sido completamente perdido.

Noite do Quizz

Quando pensas em noite do Quizz, o que te vem à cabeça? Amigos, diversão e muitas gargalhadas! Porque é que o teu date não pode ser assim? Nós achamos que não só pode como deve. ‘Bora. Quem acertar mais perguntas não paga!

Karaoke

Esta dica é só para corajosas! O primeiro encontro no karaoke requer uma certa coragem e muito atrevimento! Porque, a não ser que um de vocês seja o próximo The Voice, as gargalhadas são garantidas.

Brunch

O brunch, a refeição mais perfeita alguma vez pensada, é também uma ótima oportunidade para ter um primeiro encontro. É uma espécie de twist no típico e tradicional jantar. É durante o dia, relativamente cedo, o álcool está permitido antes das quatro da tarde…. precisas de mais incentivos?

Sobremesa

Mas se queres que o teu primeiro encontro seja mais doce, salta já para a sobremesa! Ter um primeiro encontro para comer um doce pode ser super divertido – pelo menos o doce está garantido.

E, lembra-te, as coisas podem ficar bem escaldantes no final de um primeiro encontro incrível, por isso, vai preparada e leva contigo preservativos! Porque o sexo mais divertido é o seguro!

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.

Autoconfiança no sexo: como podes melhorar a tua

Como podes quebrar essa parede de timidez e vergonha e ter melhor sexo? Trabalhando na tua autoconfiança! Vê as nossas dicas.

Uma das características mais sexy que alguém pode ter é autoconfiança. Especialmente, quando sentes autoconfiança durante o sexo, podes tornar a experiência muito melhor do que já é. No entanto, para a maior parte das pessoas, confiança nelas próprias não é algo inato ou que se ganha do dia para a noite.
Um estudo recente, da Chapman University, da Indiana University e do Kinsey Institute, dos EUA, concluiu que as mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que qualquer outro grupo. E porquê? Há várias razões apontadas, mas a predominante é de que o orgasmo feminino não tem tanta importância como o masculino.
E, cá para nós, está na hora de deitar este mito abaixo! E um bom ponto para começar, são dicas para aumentar a autoconfiança no sexo – conhece-as abaixo.

Autoconfiança no sexo

Antes de mais, quando falamos de autoconfiança no sexo estamos a referir-nos à forma como vês e sentes o teu corpo, e o teu nível de confiança quando te envolves fisicamente com alguém. É o que tu trazes e pões numa relação, e no sexo, tanto física como psicologicamente.

Conhece o teu corpo

Já o dissemos várias vezes, e não nos cansamos de o repetir: conheceres-te, e ao teu corpo, são os ingredientes principais para criares autoconfiança e aumentares a tua autoestima. E, no sexo, não é diferente. Se souberes exatamente aquilo de que gostas, podes ensinar o teu parceiro a dar-te prazer. E acredita, bom sexo faz a tua confiança aumentar!

Não tenhas medo de falar

Se, durante o sexo, não te sentires confortável com alguma situação deves dizê-lo, imediatamente. Se tiveres esta noção sempre presente na tua vida, a tua autoconfiança vai aumentar e, especialmente durante o sexo. Sabes como ser uma expert em conversa de almofada?

Respeita os teus limites

Sair da zona de conforto é bom, até um certo nível. Mas é sempre necessário teres em conta os teus próprios limites e quais deles não queres mesmo ultrapassar. E não deves ter medo, vergonha ou insegurança ao estabeleceres limites com o teu parceiro. Se há alguma coisa no sexo com a qual não concordas, ou que te faria sentir insegura, comunica-o logo.

Não sejas uma espetadora

Uma relação sexual deve ser um momento de partilha e entrega, pelo que não há lugar para espetadores. Sê mais assertiva e não tenhas medo de dizer o que queres. Lembra-te: tu conheces o teu corpo (ou devias) como ninguém, logo tu és a melhor pessoa para julgar aquilo que gostas e que te faz sentir bem. E então, de que estás à espera para pô-lo em prática?

Entrega-te às fantasias

Sempre tiveste vergonha de contar ou realizar as tuas fantasias? Se calhar está na hora de deixares esses complexos de lado e de teres coragem de admiti-las, e fazê-las! Requer coragem expores-te assim mas, depois, vais sentir-te poderosa e, certamente, vais sentir a tua autoconfiança aumentar.

Toma a iniciativa… e as rédeas!

Um preconceito ainda muito presente na sociedade – e na cabeça de muitas mulheres – é o de que o homem é quem deve ter a iniciativa no sexo. Nada mais errado! Se, consciente ou inconscientemente, pensas assim, toca já a mudar o disco! Atreve-te a tomar a iniciativa, e a ser tu a iniciar a relação. Não só fará milagres pela tua autoconfiança como é algo muito sexy e que vai deixá-lo louco!

Aventura-te fora do quarto

E se estamos a falar de autoconfiança, nada melhor do que arriscar um bocado. Já pensaste em dar asas ao vosso amor noutros sítios que não o quarto? Com isto não queremos incentivar-vos a ter sexo em sítios perigosos ou ilegais, mas sim em sítios mais… atrevidos! A emoção de uma situação nova deste género é sempre muito grande e tem efeitos muito benéficos na tua autoconfiança. Se não acreditas, experimenta!

Proteção

Algo com que, por outro lado, não se pode arriscar é com a saúde e a proteção. Uma das coisas que mais insegurança provoca às mulheres, no que respeita a sexo, é o medo de uma gravidez não desejada ou de Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST) e, estas duas coisas são bem reais. Assim, fica a nossa última dica – mas a mais importante: Proteção, sempre! Porque o sexo seguro é o que oferece mais prazer e menos risco.

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.

Dia Mundial do Meio Ambiente – 10 formas de seres mais eco-friendly

No dia 5 de Junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e, por isso, partilhamos contigo 10 formas de teres uma vida mais eco-friendly – o planeta merece!

Dia 5 de Junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta data foi criada pela UNESCO, em 1972, e tem como objetivo fomentar ações de proteção e conservação do ambiente, bem como alertar populações e governos de todo o mundo. Então, hoje partilhamos contigo algumas dicas para te tornares mais eco-friendly – e não, não tens de fazer grandes esforços para salvar o ambiente.

Eco-friendly em 10 passos simples

Eco-friendly, environment-friendly, environmentally friendly e outras expressões afins são anglicismos que querem dizer, basicamente, amigo do meio ambiente. Vamos às dicas!

1. Adere à moda do “second hand”

A moda de segunda-mão veio para ficar! Não só em Portugal, mas no Mundo. Se não estás a viver numa gruta já percebeste que muitas celebs e influencers estão cada vez mais a recorrer às lojas de segunda-mão para recriar looks vintage (meeeeesmo vintage!). Na verdade, comprar roupa usada é bom não só para o estilo: para a carteira e para o planeta também. Diz adeus ao desperdício e olá aos 80s. Ou 70s. Ou mesmo aos 90s… Eco-friendly, second-hand-friendly 😉

2. Investe num copo e garrafa reutilizáveis

Se não consegues passar sem o teu café take away – não desesperes, nós percebemos-te perfeitamente. Que seria das manhãs sem ele??? Por isso, em vez de usares três, quatro, cinco, dez copos descartáveis de plástico, ou cartão, por dia, investe num copo reutilizável que podes levar contigo para onde quiseres. Pontos bónus se for um termo para manter o café quente! E, claro, uma garrafa reutilizável para a água, também – ainda por cima podem passar nos aeroportos, por isso não tens desculpa!

3. Mais andar, menos conduzir

Qual é a forma, qual é ela, que ajuda o ambiente, a carteira, o controlo do stress e a operação Verão? É conduzir menos e andar mais! Experimenta! Em vez de ires de carro para o trabalho, experimenta caminhar. Se for muito longe, tenta usar transportes públicos que, invariavelmente, te farão caminhar um pouco mais do que se fores de carro. Ser eco-friendly também é bom para a saúde!

4. Frutarias em vez de supermercados

Que é como quem diz: apoia o comércio local! Tenta comprar as tuas frutas e vegetais, e outros alimentos, em pequenos comércios locais. Estes produtos tendem a ser biológicos, sem terem o rótulo e o acréscimo de preço. Menos importações, menos pesticidas, mais qualidade e, obviamente, mais eco-friendly.

5. Consome menos carne

Calma. Não estamos a dizer para te tornares vegan. Mas, segundo a Water Footprint Network, para produzir 1 kg de cereais são necessários pouco mais de 1600 litros, para 1 kg de fruta, 962 litros, e para 1 kg de vegetais apenas 322 litros de água. Em comparação, para produzir 1 kg de carne de vaca são necessários mais de 15 mil litros de água, tendo em conta todo o processo, desde a criação dos animais até a carne estar a ser vendida no talho. Dá que pensar, não é?

6. Menos plástico, por favor!

Este assunto não deve ser novo para ti, mas vamos reforçar: diz não ao plástico descartável! Cortar nas quantidades de plástico é super importante e, apesar de produtores, governos e comércio terem de mudar a sua atitude, a tua atitude como pessoa também ajuda, e muito! Começa a comprar a granel, em vez de embalado em plástico, reutiliza sacos e recipientes, e sempre que conseguires usa vidro ou plástico reutilizável, em vez de embalagens descartáveis.

7. Cosmética sem embalagens

Ok, o assunto é sério: se não ouviste ainda falar sobre a cosmética eco-friendly está mais do que na hora de te informares! E o que é isto? São champôs e cremes sólidos em barra, pasta de dentes que se mastiga, base sólida (com forma de ovo para melhorar a aplicação)… Algumas marcas que não aboliram as embalagens completamente, adotaram embalagens reutilizáveis (de vidro, por exemplo) que podes encher novamente – o preço desce mesmo muito quando removes a embalagem. Informa-te!

8. Acendam-se os LEDs

O truque não é só apagar todas a luzes quando sais de casa, ou desligar das tomadas tudo o que não esteja a ser usado. O verdadeiro truque é substituíres lâmpadas pouco eficientes por outras muito mais economizadoras, como por exemplo lâmpadas LED. E se a desculpa é que as lâmpadas LED são muito caras, bem, uma lâmpada dessas dura em média 10 anos… não é preciso dizermos mais, pois não?

9. Água: menos é mais

Poupar água não é apenas importante para o ambiente mas também é um dever social de cada um de nós. Esta já deves estar farta de saber: fechar a torneira enquanto lavas os dentes, enquanto passas o champô ou gel de banho, enquanto lavas a louça… Mas ainda reaproveitar água de cozinhar para regar plantas, não lavar o carro com mangueira mas sim com um balde, reduzir os banhos de imersão ao mínimo ou usar autoclismos com menor depósito. Qualquer gesto conta e ser eco-friendly é mais fácil do que parece!

10. Os três Rs

Estes aprendeste na escola primária: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. E, de facto, tudo se resume a isto. Reduzir o desperdício, reutilizar embalagens e roupas, e reciclar tudo aquilo que se conseguir.
E tu, já adotaste alguma destas ideias para a tua vida? Partilha quais, connosco e com as tuas amigas!

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.

6 Escritoras Portuguesas que tens mesmo de conhecer (e os seus melhores livros)

O Dia do Autor Português pede que se celebre com uma boa leitura e nada melhor que um livro de uma destas 6 escritoras portuguesas que tens mesmo de conhecer.

Todas amamos Sophia de Mello Breyner- Andresen, Augustina Bessa-Luís ou Florbela Espanca – ou pelo menos reconhecemos-lhe o imenso valor. Mas, e as dezenas de escritoras portuguesas cuja escrita fez (e faz!) a diferença? Confere algumas das nossas favoritas na lista abaixo.

 

Escritoras Portuguesas que tens de ler e as suas obras

Lídia Jorge

A escritora Lídia Jorge, algarvia, ganhou mais de 15 prémios literários, entre eles, o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura, e foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal, e duas vezes pela Ordem das Artes e das Letras de França. O que dizer de Lídia Jorge, além de que é uma das maiores escritoras portuguesas? Mas comprova por ti mesma, lê A Costa dos Murmúrios (1988), Combateremos a Sombra (2007) ou o Vale da Paixão (1998)! Vais ficar fã!

Natália Correia

A escritora e poetisa Natália de Oliveira Correia, nascida nos Açores, foi uma mulher de garra. Esta poetisa, dramaturga, romancista, ensaísta, tradutora, jornalista, guionista, editora e ativista feminista, foi condenada a três de anos de prisão, com pena suspensa, por ter publicado a Antologia da Poesia Portuguesa Erótica e Satírica, considerada ofensiva para os costumes da época, em 1966. Natália Correia tem uma bibliografia extensa, e aconselhamos a que leias os romances Anoiteceu no Bairro (1946) e As Núpcias (1992), e ainda os seus livros de poesia, especialmente O Sol nas Noites e o Luar nos Dias (1993).

Adília Lopes

Adília Lopes é o pseudónimo literário de Maria José da Silva Viana Fidalgo de Oliveira, nascida em Lisboa, em 1960. Adília Lopes trata os temas do quotidiano, principalmente femininos e domésticos, com humor e ironia, e com uma candura que só ela consegue. De entre a sua extensa bibliografia destacam-se Caras Baratas (2004) e Os 5 Livros de Versos Salvaram o Tio (1991) – se não és fã de poesia, talvez venhas a mudar de ideias.

Alice Vieira

Alice Vieira é bastante conhecida pela sua ampla bibliografia infantil, mas sabias que esta escritora portuguesa também escreveu (e muito bem) livros para adultos? O Livro da Avó Alice (2012), Os Profetas (2011) e Novos Mistérios de Sintra (2005) – em conjunto com outros escritores – são um bom ponto de partida para ficares a conhecer esta belíssima escritora.

Ilse Losa

Ilse Losa, judia refugiada, de origem alemã, e que ainda vive hoje em Portugal, sagrou-se como uma das mais conhecidas escritoras portuguesas, e os quatro prémios que ganhou são um reflexo disso. O romance que lhe valeu o Prémio da Fundação Gulbenkian em 1982, Na Quinta das Cerejeiras, é lindíssimo, e devias também ler Encontros no Outono (1965) e Silka (1989).

Hélia Correia

Hélia Correia, hoje com 70 anos, foi galardoada com várias distinções ao longo da sua carreira, incluindo o Prémio Camões em 2015. Esta escritora portuguesa é bastante discreta e tenta manter-se afastada da ribalta, se bem que falha redondamente: os seus romances Soma (1987) e A Casa Eterna (1991), bem como Adoecer (2010), não deixam que Hélia Correia passe desapercebida.

 

Confere ainda esta lista de livros com personagens femininas fortes!

 

E agora, de que estás à espera para correr para uma livraria no dia do Autor Português? Aproveita e partilha connosco quem são as escritoras portuguesas que fizeram a diferença na tua vida.

 

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.

30 coisas para fazer antes dos 30

Há experiências que marcam, que fazem a diferença e nos tornam mais felizes. Se estás a caminho da terceira década, vê 30 coisas para fazeres antes dos 30.

Os 30 são os novos 20, certo? Ainda assim, os novos 20 estão acompanhados de um quê de mais maturidade e responsabilidade.

Por isso mesmo, fizemos uma bucketlist com aquelas coisas que estás sempre a adiar, mas que têm de ser feitas antes dos 30 – não te preocupes, podes repetir mais tarde!

30 antes dos 30: uma bucketlist

A contagem decrescente começou: o que é que tens mesmo de fazer antes de chegares aos 30?

1. Viaja sozinha

É verdadeiramente libertador! Pega na mochila e faz-te à estrada, mas não sem antes veres estas dicas para viajares sozinha em segurança.

2. Viaja para um país em que não fales a língua

Estar num sítio onde não consegues comunicar facilmente com as pessoas é assustador, mas vai ajudar-te a ultrapassar barreiras, especialmente as mentais.

3. Aprende outra língua

Burro velho não aprende línguas não passa de um ditado! Nunca é tarde para aprender. E não precisas de chegar a C1 ou C2, um A2 básico já chega 😉

4. Faz algo que te aterroriza

Tens medo de nadar? De alturas? Faz bungee jumping, mergulho, sobe uma montanha, faz nudismo, canta no karaoke… atreve-te!

5. Vive noutro país

Nem que seja por um ou dois meses. Viver fora é sem dúvida uma experiência enriquecedora, que toda a gente devia experimentar pelo menos uma vez.

6. Sobe ao Palco

Mesmo que aches que tens voz de Cana Rachada, sobe a um palco rouba o microfone e canta.

7. Aprende a tocar um instrumento

Se calhar ainda vais a tempo de te tornar a próxima estrela do indie rock – ukelele também conta!

8. Faz voluntariado

Fazer parte de algo que ajude outros também é bom para ti. Vai ajudar-te a abrir a mente, e o coração, para o resto do mundo, e vai mudar a tua vida.

9. Começa uma conta poupança

Fazer 30 também significa maturidade…. Pensa no teu futuro e começa a preparar-te.

10. Corre uma maratona

Já estás cansada? Pois, é um sinal de que devias participar numa maratona antes dos 30. Não te vais arrepender!

11. Aprende a cozinhar, a sério!

Não se pode sobreviver a vida toda de tostas de abacate, sopa da mãe e cereais. Dedica-te à cozinha, vai a aulas, faz o teu próprio livro de receitas… o teu eu de 30 anos vai agradecer.

12. Vai a um festival

Mas vai com toda a alma! Acampa, sê a primeira a chegar ao recinto, última a sair, e a alma da festa! Vê o que levar na mochila para um festival.

13. Aprende uma arte marcial

Além de divertido, pode ser muito útil. Pelo menos vai ajudar-te a sentir mais confiança e segurança.

14. Pratica um desporto novo

É mesmo verdade, exercício é algo essencial para uma vida saudável. E uma forma divertida de fazer exercício é praticar desporto, qualquer um – menos zapping.

15. Vai a um baile de gala

Todas devíamos ter essa experiência, não achas? Uma debutante aos 30 é melhor do que nunca ser debutante na vida.

16. Compra um brinquedo sexual

Se já tens um? Senão tens nenhum… de que estás à espera? Aproveita e confere alguns dos mais interessantes para usares sozinha ou a dois .

17. Descobre a história da tua família

Quem sabe não descobres que vens de uma linhagem real, ou que tinhas um ascendente serial killer, ou até que uma tia distante era bruxa?

18. Escreve um diário

Sim, mesmo ao estilo Diários do Vampiro. Escreve o que pensas, os teus sonhos, as tuas vitórias, as tuas penas… escreve a história de ti mesma e desta década tão marcante.

19. Persegue aquele hobby que amas

Sabes aquele hobby ao qual nunca te dedicaste? Aquele que nunca contaste a ninguém? É esse mesmo. Vai!

20. Tem um encontro com alguém que não é o teu tipo

Todas temos um tipo. A tua missão antes dos 30 é ter um date com o oposto do teu tipo. Quem sabe não te vais surpreender… e muito!

21. Faz uma tatuagem

Grande, pequena, visível, escondida, old school, geométrica… tanto faz! Ultrapassa esse medo e deixa-te levar.

22. Torna-te mais política

Com a idade cresce o teu dever como cidadã de te envolveres mais em política. Lembra-te, só tens o que tens hoje, porque muita gente lutou pelos teus direitos antes.

23. Visita outro continente

Este requer algum investimento, bem sabemos. Mas lembra-te tens até aos trinta! Uma viagem de longa distância nesta idade vai ser uma experiência completamente diferente do que será anos mais tarde, aproveita!

24. Faz um book fotográfico

Mas quando dizemos um book fotográfico referimo-nos mesmo a um profissional! Sê modelo por um dia e deixa que um fotógrafo capture toda a beleza e mistério que não mostras no dia-a-dia. Para a posterioridade…

25. Começa um negócio

Sabes essas ideias mirabolantes que tens na cabeça? Sim, aquela ideia para uma app, ou aquele conceito de café inovador. Põe em prática, arrisca!

26. Faz cosplay

Aqui, o tempo urge! Ainda que não sejas fã de manga e anime, devias fazer cosplay – e, sim, depois dos trinta pode ser um bocado estranho.

27. Adota um animal de rua

Sempre quiseste fazê-lo, apoias várias associações, dás comida aos gatos de rua… então está na hora de levares um deles para casa.

28. Faz uma mudança radical

Seja de visual, seja noutro aspeto qualquer, faz uma mudança que marque os teus “vintes e …”. Quando chegares aos 30 vais olhar para trás e dizer um “Eu fiz mesmo aquilo!” orgulhosa 🙂

29. Conhece-te a ti própria

Procura conhecer-te a ti mesma sem ligares ao que os outros pensam. Vê-te com a tua lupa, pinta-te com o teu pincel e canta-te com a tua voz.

30. Começa a tua lista de 40 até aos 40

Porque a vida não acaba aos trinta – pelo contrário, está só a começar – tens de fazer uma outra lista: 40 até aos 40.

Qual é a tua bucketlist de 30 antes dos 30? E quais destas já riscaste da tua? Partilha com uma amiga que está quaaaase nos trinta anos.

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.

7 coisas que tens mesmo de fazer antes de entrares numa relação

Será que estás pronta para mergulhar de cabeça nessa relação? Vê 7 coisas que tens mesmo de fazer antes de entrares numa relação.

Apesar de os media romantizarem muito a forma como nos apaixonamos e como “saltamos” para relações, há cuidados e atenções que deves ter antes de entrares numa relação.

Antes de entrar numa relação: checklist para o teu coração

Está na hora de perguntares a ti própria uma série de questões: estás pronta para os sacrifícios, esforços e energia que tens de colocar numa relação?

Deixa o egoísmo de lado

Quando estás numa relação, o egoísmo tem de ficar em segundo plano. Não és só tu, agora, são dois e estão a partilhar. Pode ser difícil passares a ter sempre outro em consideração, mas se assim não for, essa relação nunca vai resultar.

Prepara-te para confiar

Sim, confiar não é fácil, mas é essencial numa relação. Tens que confiar em ti, e confiar no teu parceiro. Se sentires que não consegues, ou não estás preparada, talvez devas repensar a relação que tens. A confiança e segurança deve ser a base de qualquer relação, especialmente uma romântica.

Faz um compromisso com os teus amigos

Não podes deixar que “aquilo” aconteça. O que é “aquilo”? É afastares-te dos teus amigos e passares a viver só num ninho de amor. Compromete-te com os teus amigos (e contigo principalmente) a continuares a estar presente. É normal numa primeira fase quereres estar com o teu parceiro a toda a hora – e os teus amigos vão dar-te o desconto – mas lembra-te que quem sempre te apoiou foram eles, e não merecem ter a tua companhia só quando estás num momento mau.

Aceita que vão haver momentos difíceis

Pois, nenhuma relação é só mel, e há sempre momentos mais tensos. Não entres em pânico se surgir algum problema e foca-te em resolvê-lo. A chave é uma comunicação aberta e honesta. Só assim podes conseguir uma relação boa e duradoura.

Mantém-te independente

Estar numa relação não significa deixares de ser quem és, apenas que vai haver mudanças e tens de te adaptar. Por isso, nunca, mas nunca, abdiques da tua independência (emocional, principalmente). Se entrares numa relação a saber que tu serás sempre tu, estás no bom caminho.

Achas que estão prontos para morar juntos? Vê os 7 sinais!

Analisa o que queres para o teu futuro

Ok, estás numa relação e provavelmente terás de ceder em alguns pontos, tal como ele. No entanto, tem sempre presente o que queres e qual é o teu objetivo. Não percas os teus sonhos nem desistas dos teus planos. Numa relação tem que haver um meio-termo. Da mesma forma, não podes exigir que ele abdique da sua vida por ti.

Aceita que há coisas que não podes controlar

Custa, mas é verdade. Há coisas que não podes controlar. E é melhor aceitares isso agora, do que quando for tarde de mais. A vossa relação não vai ser sempre perfeita: vais encontrar problemas e obstáculos, mas faz parte de ter, e estar, numa relação ultrapassá-los, a dois.

Dica Extra: Ama-te primeiro

E nunca te esqueças que, em primeiro lugar, estás tu, sempre tu. Se tu não gostares de ti, ninguém gostará. O amor-próprio é um must em qualquer relação.
Pronta para essa relação? Partilha com as tuas amigas!

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.

Caminho para os Óscares: os filmes que tens mesmo de ver

A 24 de Fevereiro chega a tão espera cerimónia de entrega dos Óscares. Esta é a lista obrigatória para te preparares.

2018 foi um ano de muito bom cinema, e hoje damos-te 15 sugestões de filmes que saíram no ano passado e que tens mesmo de ver!
Preparação para os Óscares 2019: 15 filmes essenciais

Black Panther, de Ryan Coogler
T’Challa, o Pantera Negra, é o herdeiro do reino de Wakanda, e tem que guiar o seu povo para um novo futuro, confrontando os seus rivais. Este filme é revolucionário, sendo o primeiro da Marvel com um super-herói negro no papel principal.


Vê aqui o trailer.

Crazy Rich Asians, de John M. Chu
Asiáticos Ricos e Loucos é uma comédia romântica contemporânea que retrata o momento em que Rachel Chu, Nova-Iorquina, segue o seu namorado para Singapura, para conhecer a sua família riquíssima. Este é o primeiro filme com um elenco totalmente asiático a chegar a Hollywood.


Vê aqui o trailer.

Bohemian Rhapsody, de Bryan Singer
Rami Malek (o nosso querido Mr. Robot) é a lenda: Freddy Mercury. O filme Bohemian Rhapsody é uma biografia da banda Queen e do seu vocalista – uma das maiores vozes do mundo.

Vê aqui o trailer.

Vice, de Adam McKay
Christian Bale está irreconhecível como Dick Cheney, nesta história de como o vice-presidente de Gerge W. Bush conseguiu moldar os EUA e o mundo, de formas que ainda hoje sentimos. Amy Adams e Steve Carrel fazem parte do elenco como atores secundários.


Vê aqui o trailer.

BlacKkKlansman, de Spike Lee
Um filme do grande Spike Lee, baseado em eventos reais, que conta a história de como Ron Stallworth, um polícia afroamericano, se infiltrou no Ku Klux Klan, com a ajuda de um judeu que eventualmente se torna o líder.


Vê aqui o trailer.

A Quiet Place, de John Krasinski
Um Lugar Silencioso, realizado e protagonizado por John Krasinski, passa-se num mundo pós-apocalíptico controlado por monstros cegos, mas com uma audição muito apurada. Ele (Lee) e a sua família vivem escondidos e em silêncio, comunicando-se por Linguagem Gestual Americana.


Vê aqui o trailer.

Roma, de Alfonso Cuarón
Alfonso Cuarón traz-nos mais uma obra de arte. Desta vez, um filme passado nos anos 70, no México, num subúrbio da Cidade do México. Esta história é uma crónica de um ano da vida de uma criada de uma família de classe média. Um drama imperdível.


Vê aqui o trailer.

The Favourite, de Yorgos Lanthimos
O realizador grego volta a Hollywood com um filme passado no século XVIII, em Inglaterra. Esta é a história da frágil Rainha Ana, da sua amiga Lady Sarah que governa o país em seu nome, e de uma nova criada, Abigail, que vai fazer de tudo para subir na vida. Este filme conta com nomes como Olivia Colman, Rachel Weisz, Emma Stone e Nicholas Hoult.


Vê aqui o trailer.

Green Book, de Peter Farrelly
Viggo Mortensen, um bouncer americano da classe operária, torna-se o motorista privado de um pianista dos anos 60, pelo Sul dos EUA. Uma comédia dramática enternecedora que já ganhou vários prémios e distinções.


Vê aqui o trailer.

A Star is Born, de Bradley Cooper
Sim, a Lady Gaga tem um papel principal neste filme que é a estreia na realização de Bradley Cooper. Um músico (Cooper) ajuda uma jovem cantora a encontrar fama, enquanto luta contra o alcoolismo que mandou a sua própria carreira por água abaixo.

Vê aqui o trailer.

Beautiful Boy, de Felix van Groeningen

Meu Querido Menino é a história dolorosa e inspiradora de uma família que lida com um filho viciado em metanfetaminas. Baseado nas memórias de pai e filho, David e Nic Sheff, não vais conseguir ver este filme sem pelo menos uma lágrima. Steve Carell é o pai e ator principal.

 

Vê aqui o trailer.

If Beale Street Could Talk, de Barry Jenkins

Este drama, passado no Harlem, conta a história de uma mulher grávida que, com ajuda da sua família, tenta provar a inocência do seu noivo, acusado de um crime. Este é considerado um dos 10 melhores filmes de 2018.

Vê aqui o trailer.

First Reformed, de Paul Schrader

Ethan  Hawke é um padre de uma pequena congregação de Nova Iorque que questiona a sua fé e moralidade, atormentado por uma tragédia, problemas mundiais e um passado conturbado.

Vê aqui o trailer.

Can You Ever Forgive Me?, de Marielle Heller

Baseado num livro com o mesmo nome, este filme é uma comédia dramática biográfica, que conta como a escritora Lee Israel – representada pela grande Melissa McCarthy – tenta dar a volta à sua vida, depois de um grande falhanço na sua carreira.

 

Vê aqui o trailer.

Eighth Grade, Bo Burnham

Bo Burnham estreia-se na realização com uma comédia/drama independente: o belíssimo Eighth Grade. Esta é a história de uma adolescente introvertida que tenta sobreviver à última semana de escola, antes de começar a secundária. Elsie Fisher, a atriz principal, recebeu um Globo de Ouro pela prestação.

Vê aqui o trailer.

 

E depois desta lista recheada de bons filmes, que outras sugestões tens, de filmes de 2018, para te preparares para os Óscares 2019? E já planeaste onde vais assistir à cerimónia?

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.