6 Conselhos para combater a depressão pós férias

Combater a depressão pós férias não é tarefa fácil. Mas é assim a vida e o mês de Agosto já era e, com ele foi-se o verão e as férias da maior parte de nós. Mas como tu, existem muitas outras mulheres a sofrer de depressão pós férias e por isso vou ajudar-te a evitá-la.

É por esta e por outras que existe o blog prazeres descalços, porque é com pequenos prazeres que pensamos no teu bem-estar. O que te sugiro é que sigas à risca alguns conselhos que tenho para ti para que, o regresso à realidade e à rotina do dia-a-dia seja um processo o menos duro possível.

6 Conselhos para combater a depressão pós férias

 

1.    Programa as tuas férias para quando voltares teres tempo para uns últimos dias de descanso

É algo que muito pouca gente tem em conta, mas não há nada melhor que voltar das férias e poder contar com uns belos dias de descanso em casa a organizar o regresso à realidade. Reserva um par de dias para por roupa a lavar, tratar da casa, saber notícias da família e amigos, ler emails do trabalho e finalmente repor os níveis de descanso. Este é o melhor remédio para quem quer evitar a depressão pós férias.

2.    Acorda cedo uns dias antes

Quando estamos de férias o nosso corpo fica mal habituado, pois acordar tarde e a más horas é regra obrigatória. Por isso, o primeiro dia pós férias é para deitar cedo e cedo erguer, só assim acostumas novamente o teu corpo à rotina do dia-a-dia. Tenho a certeza que não queres aparecer no trabalho como um personagem do The Walking Dead.

3.    Mantém um estilo de vida saudável

Pratica exercício físico para ativares o teu metabolismo e libertares endorfinas é fundamental. As endorfinas vão fazer-te ver o regresso à rotina pós férias de forma positiva e não como o fim da boa vida, que deveria ser eterna, ambas sabemos!

4.    Divide os dias de férias

O lema “vive os dias de férias como se não houvesse amanhã” não deve ser levado à letra, já que depois das férias vem o trabalho. Dividir os dias de férias é essencial. Deste modo, assim que acabarem os teus dias livres, sem horários ou preocupações podes sonhar com aqueles que ainda te restam.

5.    Não sobrecarregues o teu regresso com uma lista de coisas por fazer

O regresso pós férias deve ser um processo progressivo, isto é, se tens muito trabalho pela frente não caias no erro de meter tudo em ordem no primeiro dia, caso contrário vais acabar como a rapariga do exorcista! É fundamental planear e organizar uma lista de tarefas por prioridade. Lembra-te que Roma não se fez num dia, pelo que é perfeitamente normal estares desatualizada de tudo o que aconteceu durante a tua ausência.

6.    Dormir, dormir e voltar a dormir. É a melhor forma para curar a depressão pós férias.

Mesmo que te sintas super híper mega relaxada da vida, voltar ao trabalho é um choque para qualquer ser humano. Regressar à rotina, horários, pressão, stress, ginásio… Toda esta atividade é excessiva para quem esteve de férias, por isso há que respeitar os horários de sono e fazer um esforço extra para carregar baterias, pelo menos na primeira semana de trabalho (que é sem dúvida a pior).

O mais certo é achares estes 6 conselhos para evitar a depressão pós férias como a melhor forma de enfrentar os longos meses de trabalho que se seguem. Por isso, não deixes de os pôr em prática. É difícil esquecer o “dolce fare niente”, não é? A menos que sejas invencível como a super mulher e não precises destes conselhos, mas infelizmente és uma mera mortal.

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