Protege a tua pele do sol

A exposição solar tem muitos benefícios para a saúde, desde a fotossíntese à produção de vitamina D. É nesta altura do ano que mais fazemos atividades ao ar livre que, não só nos dão energia como garantem hábitos de vida saudáveis. Mas como em tudo na vida, também a exposição solar requer um ponto de equilíbrio, caso contrário, o sol passa rapidamente de amigo a inimigo. O que quer dizer que manter a pele hidratada e protegida é uma prioridade. Pensa que, se não te protegeres do sol os dias inesquecíveis que tanto queres viver podem significar problemas imediatos ou futuros para a tua pele. E nós não queremos isso, certo? Protege a tua pele do sol é que se bem te lembras, pele só temos uma!

Como já falámos, manter uma alimentação equilibrada tem influência não só na saúde do organismo como ajuda a manter a pele hidratada. Protege a tua pele do sol com  juda de alguns alimentos, como te vou mostrar. Estes contêm substâncias que preparam a pele para os dias de sol. Por outro lado, os dias mais quentes aumentam a perda de líquidos através do suor, pelo que, é necessário fazer uma reposição adequada através da ingestão de líquidos.

Tudo o que queremos é manter a pele hidratada, prevenir os escaldões e as queimaduras, a pele irritada e seca e claro, a desidratação. Por isso, vamos começar por ver quais os alimentos que melhor nos ajudam a preparar e proteger a nossa pele do sol, sem esquecer o uso de um bom creme protetor.

Protege a tua pele do sol

Protege a tua pele do sol com alimentos ricos em carotenóides – são perfeitos para manter a pele hidratada. Estes alimentos têm uma espécie de poder reconstrutivo na nossa pele já que ajudam a restaurar as zonas danificadas pelo sol. São alimentos como a laranja, a abóbora, a papaia, os espinafres, o tomate, a cenoura e os brócolos.

O peixe, as sementes de chia, cânhamo ou linho, assim como o abacate, têm um alto teor em Omega 3 que faz com que a nossa pele seja menos sensível aos raios solares. O que é que tu julgas, protege a tua pele do sol: para ficar bronzeada não basta estender a toalha!

E o que não pode mesmo faltar é uma dieta equilibrada rica em alimentos que ajudam a manter a tua pele hidratada por dentro e por fora. Esta dieta deve incluir todo o tipo de frutas e vegetais, o que para ti é ótimo pois é só lavar a maior parte et voilá! Estão prontos a comer.

Mas infelizmente a alimentação não é tudo. Também é preciso mimarmos a nossa pele por fora e isto significa protege-la do sol. Conseguir uma pele hidratada com aquele tom dourado que tu tanto gostas só é possível com a ajuda do protetor solar e do creme hidratante.

Para começar tens de fazer uma limpeza a fundo na tua pele para eliminar as impurezas e as células mortas. Isto vai permitir que a tua pele respire e que se renove. Podes utilizar um exfoliante para este efeito, mas peço-te que optes por produtos naturais, pois muitos dos exfoliantes à venda no mercado contém micropartículas de plástico que vão direitinhas para o mar, e isso tenho a certeza que tu não queres. Estas partículas são tão pequenas que não se conseguem filtrar.

Também podes optar por fazer o teu próprio exfoliante. Sai um DIY (do it yourself) para a mesa do canto. Só precisas de óleo de coco e açúcar ou de, aveia triturada e água. Depois de aplicares esta maravilha natural só tens de passar por água. Para terminares em grande, aplica o teu creme hidratante, que se tiver óleo de coco, ainda melhor! Não há receita melhor para conseguires manter a tua pele hidratada.

Outra coisa que deves fazer é uma exposição progressiva ao sol. Começa por períodos curtos nos primeiros dias e evita sempre as horas de maior calor (entre as 11 horas e as 16h30). Vou dar-te uma sugestão se tens tempo durante o dia para uma pausa aproveita para ir até à esplanada ou varanda, sei que conjugar trabalho e lazer nem sempre é fácil mas com alguma ginástica conseguem-se uns minutos para relaxar.

Por fim, e porque eu sou muito chata, não te esqueças do protetor solar mesmo que vás para o trabalho: protege a tua pele do sol! Lembra-te que a radiação solar está cada vez mais intensa mas nós também estamos cada vez mais alerta dos riscos da exposição excessiva ao sol.

Eu amo o sol mas amo mais a minha pele hidratada, e tu?