Ser tóxica é uma escolha pessoal, eu escolho ser feliz

Ser tóxica é uma escolha pessoal, eu escolho ser feliz. Está mais do que provado que a auto motivação é essencial na nossa vida porque interfere não só com a nossa mente mas com a forma como interagimos com os outros.

Definir uma estratégia e abandonar de uma vez por todas os pensamentos as atitudes tóxicas que não nos levam a lugar algum. São elas as frases negativas, pensadas ou ditas, afetam o nosso bem estar físico e mental, e acabam por traçar o nosso futuro. Pode até aplicar-se aqui o velho ditado “quem má cama faz, nela se deita”. Não deixes que tudo seja tão previsível.

É no dia a dia que testamos o nosso equilíbrio emocional, exemplo disso é sempre que nos sentimos, seja de que forma for, ofendidas por outra pessoa. Pode ser um familiar, um amigo, um chefe, um colega de trabalho ou até mesmo um desconhecido, a forma como interpretamos a forma com que nos tratou é que importa.

O dia é longo, e ao longo do dia interagimos com dezenas às vezes centenas de pessoas, que nos causam as mais diversas emoções e reações. Dependendo da situação, ou do mau estar gerado no relacionamento entre nós e outro, se nada fizermos ou não definirmos a tal estratégia essencial para estes momentos o mais provável é o nosso lado tóxico manifestar-se. O problema é que esta manifestação tóxica pode ser do momento ou arrastar-se ao longo do dia, da semana, do mês, enfim de uma vida inteira.

Infelizmente um comportamento tóxico não afeta só a pessoa com quem tivemos um desentendimento vai principalmente afetar-nos a nós.

Ser tóxico é uma escolha pessoal. A prova disso é que existem pessoas que não se deixam afetar por nada, enquanto que outras à mínima já estão a explodir de raiva. Mas como é que alguém consegue não ser tóxico?

É muito simples: é preciso definir uma estratégia e abandonar de uma vez por todas os pensamentos as atitudes tóxicas que não nos levam a lado nenhum. Basta começares por alterar a forma como verbalizas as tuas emoções, o que sentes, o que dizes. Alguns estudos mostram que o que sentimos e o que nos acontece estão intimamente ligados, isto é a competência emocional é um dos recursos mais úteis para reformular crenças e padrões negativos.

“x” responde às mensagens do seu smartphone imediatamente e “y” não reage durante várias horas. Se “x” for uma pessoa tóxica vai reagir da pior forma sem questionar o porquê de tal ter acontecido, porque tudo pode ter um motivo ou simplesmente “y” não tem o mesmo hábito que “x” em responder de forma imediata a um sms.

A ofensa é baseada em uma mera interpretação, uma vez que a vítima assume que o seu interlocutor não tem vontade de responder, quando talvez ele esteja simplesmente em reunião ou numa situação em que simplesmente não pode fazê-lo.

Se a vida é cheia de escolhas então ser tóxica é uma escolha pessoal, eu escolho ser feliz! aceitar que as pessoas que nos rodeiam nunca se expressarão como nós, nem terão o comportamento que esperamos.

Por outro lado, é preciso aprender que pensamentos e frases negativas usadas frequentemente resultam em emoções e atitudes tóxicas que por sua vez resultam em raiva, medo, angustia e por fim solidão. Pessoas tóxicas são pessoas ansiosas, preocupadas e compulsivas. É preciso ver a vida com bons olhos.

Eu escolho ser feliz, e tu?