Sugestões para poupar neste Natal

Quem disse que é fácil gerir o consumo típico da época natalícia, nunca passaste pelas filas infernais das lojas, desesperaste por um artigo esgotado ou correste para as lojas no último minuto para comprar algo que simplesmente falhou na lista de presentes. A primeira sugestão deve ser mesmo, não desesperes, não entres em pânico, é possível.

Vão convidar-te para mil e um jantares de natal, lanches, cafés, trocas de presentes, amigo secreto, já para não falar da consoada em que tudo tem de estar impecável e sinceramente falhas, são de evitar. Tudo isto resulta numa verdadeira tentação de consumo para um orçamento que anda o ano inteiro apertado. Planear e organizar vão ser as tuas melhores amigas. Vem daí conhecer as melhores sugestões para poupar neste Natal.

  1. Faz um plano e estipula o orçamento

É muito importante que comeces por planear com antecedência as compras e os presentes que queres oferecer no Natal. Faz uma lista dos presentes e das pessoas. Nunca ultrapassar o orçamento estipulado deve ser regra, não só para o Natal. Planear com antecedência permite comparar preços e optar pela melhor oferta.

  1. Aproveita campanhas e promoções

Hoje em dia é mais fácil encontrar campanhas e promoções a qualquer altura do ano, mas para isso temos que estar atentas e de olhos postos no mercado, tudo isto antes de dia 25 de Dezembro. Mas, se mesmo assim não compensar adquirir um determinado presente, o melhor mesmo é adiares a troca de presentes e esperares pela tão desejada época de saldos.

Sempre que possível, aproveita as épocas de saldos para comprar presentes de Natal antecipados. Na altura pode parecer-te demasiado cedo, mas, um meses mais tarde, vais dar graças por tê-lo feito.

  1. Comparar sempre

Comparar é palavra de ordem. Nesta época do ano ainda mais importante é comparar preços. Usa e abusa da internet e das muitas ferramentas que já existem para o efeito.

  1. Oferece em conjunto

Sempre que possas junta-te a outras pessoas, amigos ou familiares para oferecerem presentes em conjuntos. É uma maneira simples e até divertida de economizar. Assim, podem oferecer presentes melhores que sozinhos eram demasiado dispendiosos, para não dizer totalmente fora do orçamento estipulado.

  1. Faz compras Online

Fazer compras online também significa economizar no tempo e na carteira e ainda conseguir tudo isto no conforto da nossa casa. Atualmente, encontramos tudo online, para além de poderes perder tempo a comparar preços ainda encontras alguns artigos a preços bem acessíveis.

  1. Paga em dinheiro e utiliza o cartão de crédito em último caso

Deixa o cartão de crédito em casa e paga sempre em dinheiro. Uma coisa é certa, não corres o risco de gastar dinheiro acima das tuas possibilidades. Não é novidade para ti é certo mas lembra-te não é aconselhável fazer compras de valor superior ao que podes pagar.

Não te esqueças, de todas as sugestões para poupar neste Natal a mais importante é a primeira, planear tudo com antecedência. Mesmo que o teu orçamento seja apertado, poupar não significa que tenhas de abrir mão dos teus prazeres descalços ou dos sonhos que gostavas de ajudar a realizar e que caracterizam esta época. O truque é simples, comparar e optar pelos melhores preços na altura certa.

Espero que te tenha dado boas sugestões para poupar neste Natal, bem sei como é difícil gerir orçamento, presentes e sonhos tudo na mesma época. Porém, também te digo não é tarefa impossível.