4 razões biológicas para a falta de desejo sexual

Estás a sentir-te diferente e a tua libido desapareceu? Conhece 4 causas biológicas para a falta de desejo sexual!

Aquilo que comummente se designa de falta de Desejo Sexual, e que pode também ser referido como “frigidez”, “anafrodisia” ou “síndrome do desejo sexual hipoativo”, é uma disfunção sexual, especificamente no que respeita ao desejo (libido) e excitação.
Esta disfunção afeta homens e mulheres e, apesar de ser muito comum, ainda está envolta em grande tabu. A falta de desejo sexual, ou anafrodisia, pode ter várias causas psicológicas, sociais, biológicas e ainda comportamentais. Mas, a boa notícia é que tem tratamento!
E, não penses que a falta de desejo sexual acontece apenas entre um casal! Na verdade, a síndrome do desejo sexual hipoativo manifesta-se em todo o tipo de atividade sexual, seja com um parceiro ou mesmo na masturbação.

Razões biológicas para a falta de desejo sexual

Fisiologicamente falando, o desejo sexual está associado ao sistema límbico – composto pelo tálamo, hipotálamo, amígdala e hipocampo. O sistema límbico é mediado por hormonas como dopamina, oxitocina, e serotonina, em homens e mulheres. Depois, há outras hormonas específicas como androgénios, estrogénios e prolactina que são específicos para cada sexo.
Vamos dedicar-nos, especificamente, à falta de desejo sexual nas mulheres, e às suas causas biológicas.

Utilização de métodos contracetivos hormonais

A utilização de métodos contracetivos hormonais pode influenciar negativamente a tua libido, e assim causar falta de desejo sexual. Isto porque atuam via hormonas – e estas têm uma importância fulcral no desejo sexual e até no prazer. Por isso, se achares que o teu método contracetivo regular pode estar a ter um efeito negativo na tua libido, fala com o teu médico de família ou ginecologista: uma troca, ou ajuste, poderá ser suficiente.

Alterações Hormonais Normais

Como já vimos, os níveis das hormonas têm muito a ver com o desejo sexual. Assim, a falta de desejo sexual pode ter como principal razão um desequilíbrio hormonal, causado por diversos fatores. Algumas hormonas apontadas como possíveis responsáveis são a testosterona, prolactina, serotonina e estrogénio. A falta, ou o excesso, destas hormonas pode ter efeitos adversos na libido. Verifica-se muito frequentemente uma alteração (aumento ou diminuição) do desejo sexual durante a gravidez – já que existe um aumento, por exemplo, da hormona prolactina -, durante a menopausa – pela redução dos níveis de testosterona, estrogénio e progesterona – ou até mesmo durante o ciclo menstrual!

Doenças

Certas doenças como diabetes, infeções ginecológicas ou problemas de tiroide podem provocar uma diminuição da libido que se vai traduzir na diminuição, ou até ausência completa, de desejo sexual. Se suspeitas de alguma doença que possa estar a interferir com a tua libido, contacta um profissional de saúde.

Stress, cansaço e ansiedade

Uma das causas mais comuns associadas à falta de desejo sexual é, exatamente, o stress! O stress é o teu pior inimigo! E, convenhamos, se chegaste ao ponto de perder libido por estar tão stressada e ansiosa, está na hora de tentares relaxar um pouco mais! Uma massagem, um banho relaxante ou a prática de meditação, podem fazer maravilhas por ti e pela tua libido!

O que fazer se sofres de falta de desejo sexual?

É perfeitamente normal a tua libido oscilar ao longo do mês – até ao longo da semana – e não deves dar demasiada importância a não ser que afete negativamente a tua sexualidade, a tua relação ou a tua autoestima. Nesse caso, não hesites em procurar ajuda especializada!
Sentir alguma falta de desejo sexual é perfeitamente normal e natural, desde que não seja um impedimento à tua vida e rotina normais.

E já que estás por aqui, espreita os melhores filmes eróticos para verem a dois!

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.