7 coisas a evitar quando estás com o período

É inevitável, mas é possível melhorar os sintomas se seguires alguns conselhos. Estamos a falar do período, claro, e de algumas coisas a evitar quando estás menstruada.

STOP! O que não fazer quando estás com o período

E porque nós olhamos umas pelas outras, cá está uma lista de 7 coisas que deves evitar fazer quando estás com o período, e algumas alternativas mais adequadas a esta época do mês.
Comer comida demasiado salgada
Quando estás com o período, tens maior tendência para fazer retenção de líquidos. Abusar do sal vai intensificar esta retenção de líquidos fazendo com que te sintas ainda mais inchada e pesada e com as pernas cansadas.
Como evitar: em vez de fazer comida salgada, tenta usar mais especiarias, para intensificar os sabores, mas sem usar sal.

Abusar de açúcar e gordura
O açúcar, apesar de muitas de nós termos desejos de açúcar durante o período, pode contribuir para nos sentirmos mais tristes e deprimidas e para termos mais oscilações de humor. Momentaneamente fazem-nos sentir bem, mas assim que os níveis de açúcar descem, o que acontece é que nos sentimos ainda pior. Já as gorduras e frituras, vão fazer-te sentir inchada, provocar gases e exponenciar aquelas borbulhas…
Como evitar: tenta alternativas mais saudáveis aos doces – como gelatina ou frutas – e às gorduras – como assar em vez de fritar. No caso do chocolate – um must para muitas na semana do período – tenta comer versões com mais cacau e menos gordura e açúcares.

Abusar dos lacticínios
Os laticínios durante o período podem também não ser a melhor escolha. Isto porque, como normalmente durante o período estás mais sensível, os laticínios podem intensificar as dores menstruais, causar gases e irritar-te os intestinos, além de causarem inchaço – e esse já o temos em demasia!
Como evitar: O segredo está em comer amêndoa, caju, arroz e soja! Há “leite”, iogurtes, “manteigas”, queijo, pudins e muitos mais equivalentes aos laticínios a que estás habituada, mas que não levam leite, sabias?

Comer comida picante
A comida picante, para as pessoas mais sensíveis, pode ser um inimigo durante a semana do período. Apesar de estes alimentos estarem recheados de substâncias anti-inflamatórias, anticancerígenas e que combatem a hipertensão, podem ser um bocado agressivos para o teu estômago e aumentar o mau estar geral. Por isso, se calhar é melhor remarcar essa noite de comida mexicana. No entanto, se és resistente ao picante não tens que te preocupar!
Como evitar: tal como no caso das comidas salgadas, tenta usar mais especiarias em substituição do picante.

Fazer a depilação com cera
Fazer a depilação a cera quando se está com o período pode ser muito mais doloroso que o costume. Isto porque durante o período estamos mais sensíveis a vários níveis, incluindo na pele e na forma como o nosso corpo reage a agressões.
Como evitar: se tens mesmo que fazer a depilação para aquele evento, tenta usar lâmina se for possível. Se queres mesmo fazer a depilação a cera, aplica um creme anestésico e evita depilar muito perto da zona genital.

Usar tampões mais de 4 horas
Um super não! Não uses tampões durante mais do que 4 horas – sim, estar sempre a mudar pode ser chato, mas a síndrome do choque tóxico é mais chata ainda. O mesmo com pensos higiénicos, que devem ser trocados a cada quatro a seis horas.
Como evitar: já ouviste falar de copo menstrual? É uma excelente alternativa a pensos e tampões, já para não falar de mais ecológica. Além disso, podes estar até 12 sem o trocar!

Fazer sexo desprotegido
O maior não: não ao sexo sem proteção! Contrariamente ao que se pensa, é possível, sim engravidar durante o período. É uma possibilidade pequena, mas existe. Além disso, as Infeções Sexualmente Transmissíveis não tiram férias enquanto estás com o período… Já dissemos várias vezes e nunca nos cansamos de dizer: o melhor sexo é o sexo seguro.
Como evitar: usar P-R-E-S-E-R-V-A-T-I-V-O 🙂

E tu, qual é a tua rotina de self-care durante o período? Partilha estas dicas com uma amiga.

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