7 ideias para aumentares a intimidade na relação

Uma das palavras-chave numa relação saudável é a intimidade – e não falamos só da intimidade física. Vê 7 formas de aumentares a intimidade na tua relação.

Antes de mais, vamos a definições. Intimidade é uma palavra que deriva do latim intimus, que por sua vez significa “o mais interno” ou “essencial”. Partindo daqui, a intimidade pode definir-se como a partilha, conhecimento e carinho profundo entre duas pessoas.

Aumentar a intimidade na relação: 7 dicas

E como a intimidade não surge, mas cria-se, é necessário trabalhar nela. Aqui estão 7 formas de aumentares a intimidade na relação com a tua cara-metade.

1. Comunicação é chave

Já dissemos vezes sem conta, e voltamos a dizer as vezes que forem precisas: comunicar é essencial! E referimo-nos a comunicar a um nível íntimo, com honestidade e humildade. Sem comunicação nunca haverá intimidade na relação, porque esta começa por aí. Sabes como ser uma pró em conversa de almofada?

2. Gestos aleatórios de carinho

É fácil esquecermo-nos que a outra pessoa precisa tanto de carinho como nós, e a intimidade na relação sofre com a falta de demonstrações de afeto. Pequenos gestos carinhosos sem razão aparente – uma festinha na mão, um beijinho na cara, um abraço espontâneo, um presentinho, um elogio – são muito importantes para construir e manter a intimidade na relação.

3. Curiosidade sexual

Quando se fala de intimidade na relação, é quase impossível separá-la de sexo. Assim, a intimidade sexual tem um papel enorme na intimidade geral entre um casal – mais uma prova de que, apesar de não ser tudo, o sexo não pode ser descurado. A rotina instalada no sexo pode acabar com a melhor das relações! Assim, sejam mais curiosos, mais inventivos e mais ativos – vai dar frutos! Espreita estas posições na cama que não vais querer deixar de fazer ou estes nove filmes eróticos para ver com ele.

4. Separar a intimidade da rotina

Certamente já deves ter ouvido que os problemas são para ser deixados fora do quarto, certo? E não é uma frase que se diz à toa! Na verdade, um dos piores erros dos casais é trazer os problemas ou questões relacionadas com a rotina de casal – como contas para pagar – para os momentos que deviam ser privados e sagrados. Deixem aquela discussão sobre as novas cortinas para quando não estiverem enrolados no sofá a ver uma série ou na cama a adormecer.

5. Criar oportunidades

Um problema que muitos casais enfrentam, com as vidas agitadas de hoje em dia, é criar oportunidades para estarem sozinhos, um com o outro. Basicamente, queremos dizer que já não há tempo para namorar! Então, é muito importante que criem momentos de intimidade na relação, para falar por exemplo. E falar sem TV, sem telemóveis, sem amigos presentes. Só vocês os dois! Podem ainda fazer um plano de Verão a dois.

6. Agradecer

Mostrar apreço e gratidão é tão menosprezado que há pessoas que nunca ouvem um simples “obrigado” do seu parceiro. E, por vezes, esta falta de agradecimento é mesmo pura distração. Experimenta agradecer ao teu parceiro mais vezes, como agradecerias a um estranho por um favor que te fez.

7. Tempo individual

Parece contraditório que uma das formas de aumentar a intimidade na relação seja criar tempo para ti própria, não parece? Mas, é algo muito importante e que nem sempre é levado a sério. Estar todos os momentos do dia com o teu parceiro pode ser esgotante para os dois ou levar a uma relação de co-dependência muito tóxica. Por isso, tirares alguns momentos privados para ti, para fazeres o que quiseres na tua própria companhia, tem efeitos muito benéficos na tua relação, juramos!

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.