As melhores praias portuguesas para explorares este verão

Se tu gostas é do Verão, de passear com a prancha na mão, aqui vai uma lista das melhores praias em território nacional para visitar este verão. Sozinha ou não!

 

É oficial, 375 das mais de 600 praias portuguesas foram distinguidas em 2019 com o galardão “Qualidade de Ouro”. Destas 375, 326 são praias costeiras e as restantes são fluviais ou de transição. As grandes vencedoras são as regiões do Tejo e Oeste e o Algarve com 90 e 87 praias distinguidas, respetivamente. Uma outra distinção, que nos parece importante, é a de Bandeira Azul, e este ano 378 praias foram galardoadas. São ótimas notícias para os veraneantes!

Hoje vamos focar-nos nas praias costeiras e apresentamos-te uma lista com aquelas que achamos ser das melhores praias para visitar este verão.

Melhores praias para o Verão de 2019

Portugal tem muitas praias lindíssimas – tantas que é praticamente impossível visitar todas num só Verão! Das águas geladas a águas quentes, do mar bravo à serenidade quase mediterrânica, da areia fina e branca à areia vulcânica, Portugal tem praias para absolutamente todos os gostos. E nós reunimos as sete que achámos essenciais para aproveitares neste verão!

Praia de Moledo, Caminha

A praia de Moledo, no coração do Minho, tem 35km de areal para os teus banhos de sol e uma vista de perder a respiração. Podes, além de bronzear e nadar, visitar o forte e a ilha de Ínsua, apreciar a Mata do Camarido e o Monte de Santa Tecla, em Espanha. E, não receies as águas frias da Praia de Moledo: as águas são extremamente ricas em iodo, fazendo dela uma das melhores praias do país!

Praia do Senhor da Pedra, Vila Nova de Gaia

Esta praia já foi eleita uma das praias mais bonitas da Europa e uma das maiores razões é a capela do Senhor da Pedra, que data de 1686. Quando a maré sobe, a capela parece erguer-se da água, e o sol desaparece atrás dela. Quem disse que uma praia não podia ser romântica?

Praia de São Pedro de Moel, Marinha Grande

Uma das melhores praias do país fica totalmente inserida no Pinhal de Leiria e é ponto obrigatório este Verão. Falamos, claro, da Praia de São Pedro de Moel. E se te podemos prometer tranquilidade nesta praia rodeada de natureza, também te prometemos muita diversão já que aqui se pratica surf e bodyboard, e ainda conta com um campo de ténis e um campo de jogos de praia, como vólei.

Praias Desertas de Comporta

Nestas praias – cinco em um, na verdade – vais sentir-te como numa ilha deserta. Apesar de serem bastante conhecidas, costumam ser calmas e pouco movimentadas, e uma das razões para isto é serem afastadas de infraestruturas. Por isso, leva um piquenique quando fores às Praias Desertas de Comporta e, claro, um bom livro para passares o dia.

Praia da Samoqueira, Sines

Na zona de Porto Covo, em Sines, está a praia da Samoqueira. E o que faz dela uma das melhores praias para ir este Verão? Além da qualidade da água, esta praia está repleta de grutas e piscinas naturais com água cristalina. Perfeita para uma escapadinha romântica à praia, na nossa opinião.

Confere outros planos de escapadinhas a dois!

Praia de Dona Ana, Lagos

Esta é uma das praias mais fotografadas do Algarve, e não é para menos. Aqui as águas são de uma cor turquesa incrível, e estão emolduradas pela areia amarela e fina, e pelos rochedos que criam recantos íntimos e privados. A Praia de Dona Ana entra para a nossa lista de melhores praias em 2019 pelo seu aspeto paradisíaco. É a natureza a chamar-te para o romance – será que é aqui que encontras o teu amor de Verão?

Praia da Ribeira Quente, Ilha de São Miguel

Sim, como o nome indica, a água nesta praia é quente! Se és daquelas que nasceu para o calor e odeias águas frias, encontraste a praia perfeita para ti, e é nos Açores. Além disso, esta praia é vulcânica, pelo que a areia é ligeiramente mais escura, em tons acinzentados. Já estás a pensar nas fotos do Instagram?

Praia do Porto Santo, Ilha de Porto Santo

Esta é considerada, por unanimidade, uma das melhores praias de Portugal. Tem 9km de areal e parece um pequeno paraíso inexplorado pelo contraste entre o turquesa da água e o dourado da areia. Além disso, a areia da Praia do Porto Santo é terapêutica, sendo areia carbonatada, com muito magnésio e estrôncio. Isso e o elevado teor de iodo na água fazem com que ir a esta praia seja um autêntico retiro para o corpo e para a mente.

E o que é que nunca, mas nunca pode faltar quando vais à praia? É isso, já sabes, o protetor solar. É muito importante que protejas a tua pele durante a exposição ao Sol e entre banhos.

Qual é a praia que não podes deixar de visitar este Verão? Alguma sugestão para acrescentar a esta lista? Partilha connosco todas as tuas dicas!

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.