Dia Mundial do Meio Ambiente – 10 formas de seres mais eco-friendly

No dia 5 de Junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e, por isso, partilhamos contigo 10 formas de teres uma vida mais eco-friendly – o planeta merece!

Dia 5 de Junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta data foi criada pela UNESCO, em 1972, e tem como objetivo fomentar ações de proteção e conservação do ambiente, bem como alertar populações e governos de todo o mundo. Então, hoje partilhamos contigo algumas dicas para te tornares mais eco-friendly – e não, não tens de fazer grandes esforços para salvar o ambiente.

Eco-friendly em 10 passos simples

Eco-friendly, environment-friendly, environmentally friendly e outras expressões afins são anglicismos que querem dizer, basicamente, amigo do meio ambiente. Vamos às dicas!

1. Adere à moda do “second hand”

A moda de segunda-mão veio para ficar! Não só em Portugal, mas no Mundo. Se não estás a viver numa gruta já percebeste que muitas celebs e influencers estão cada vez mais a recorrer às lojas de segunda-mão para recriar looks vintage (meeeeesmo vintage!). Na verdade, comprar roupa usada é bom não só para o estilo: para a carteira e para o planeta também. Diz adeus ao desperdício e olá aos 80s. Ou 70s. Ou mesmo aos 90s… Eco-friendly, second-hand-friendly 😉

2. Investe num copo e garrafa reutilizáveis

Se não consegues passar sem o teu café take away – não desesperes, nós percebemos-te perfeitamente. Que seria das manhãs sem ele??? Por isso, em vez de usares três, quatro, cinco, dez copos descartáveis de plástico, ou cartão, por dia, investe num copo reutilizável que podes levar contigo para onde quiseres. Pontos bónus se for um termo para manter o café quente! E, claro, uma garrafa reutilizável para a água, também – ainda por cima podem passar nos aeroportos, por isso não tens desculpa!

3. Mais andar, menos conduzir

Qual é a forma, qual é ela, que ajuda o ambiente, a carteira, o controlo do stress e a operação Verão? É conduzir menos e andar mais! Experimenta! Em vez de ires de carro para o trabalho, experimenta caminhar. Se for muito longe, tenta usar transportes públicos que, invariavelmente, te farão caminhar um pouco mais do que se fores de carro. Ser eco-friendly também é bom para a saúde!

4. Frutarias em vez de supermercados

Que é como quem diz: apoia o comércio local! Tenta comprar as tuas frutas e vegetais, e outros alimentos, em pequenos comércios locais. Estes produtos tendem a ser biológicos, sem terem o rótulo e o acréscimo de preço. Menos importações, menos pesticidas, mais qualidade e, obviamente, mais eco-friendly.

5. Consome menos carne

Calma. Não estamos a dizer para te tornares vegan. Mas, segundo a Water Footprint Network, para produzir 1 kg de cereais são necessários pouco mais de 1600 litros, para 1 kg de fruta, 962 litros, e para 1 kg de vegetais apenas 322 litros de água. Em comparação, para produzir 1 kg de carne de vaca são necessários mais de 15 mil litros de água, tendo em conta todo o processo, desde a criação dos animais até a carne estar a ser vendida no talho. Dá que pensar, não é?

6. Menos plástico, por favor!

Este assunto não deve ser novo para ti, mas vamos reforçar: diz não ao plástico descartável! Cortar nas quantidades de plástico é super importante e, apesar de produtores, governos e comércio terem de mudar a sua atitude, a tua atitude como pessoa também ajuda, e muito! Começa a comprar a granel, em vez de embalado em plástico, reutiliza sacos e recipientes, e sempre que conseguires usa vidro ou plástico reutilizável, em vez de embalagens descartáveis.

7. Cosmética sem embalagens

Ok, o assunto é sério: se não ouviste ainda falar sobre a cosmética eco-friendly está mais do que na hora de te informares! E o que é isto? São champôs e cremes sólidos em barra, pasta de dentes que se mastiga, base sólida (com forma de ovo para melhorar a aplicação)… Algumas marcas que não aboliram as embalagens completamente, adotaram embalagens reutilizáveis (de vidro, por exemplo) que podes encher novamente – o preço desce mesmo muito quando removes a embalagem. Informa-te!

8. Acendam-se os LEDs

O truque não é só apagar todas a luzes quando sais de casa, ou desligar das tomadas tudo o que não esteja a ser usado. O verdadeiro truque é substituíres lâmpadas pouco eficientes por outras muito mais economizadoras, como por exemplo lâmpadas LED. E se a desculpa é que as lâmpadas LED são muito caras, bem, uma lâmpada dessas dura em média 10 anos… não é preciso dizermos mais, pois não?

9. Água: menos é mais

Poupar água não é apenas importante para o ambiente mas também é um dever social de cada um de nós. Esta já deves estar farta de saber: fechar a torneira enquanto lavas os dentes, enquanto passas o champô ou gel de banho, enquanto lavas a louça… Mas ainda reaproveitar água de cozinhar para regar plantas, não lavar o carro com mangueira mas sim com um balde, reduzir os banhos de imersão ao mínimo ou usar autoclismos com menor depósito. Qualquer gesto conta e ser eco-friendly é mais fácil do que parece!

10. Os três Rs

Estes aprendeste na escola primária: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. E, de facto, tudo se resume a isto. Reduzir o desperdício, reutilizar embalagens e roupas, e reciclar tudo aquilo que se conseguir.
E tu, já adotaste alguma destas ideias para a tua vida? Partilha quais, connosco e com as tuas amigas!

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.