Entender as hormonas e como variam ao longo do mês

Entender as hormonas e como variam ao longo do mês

As hormonas durante o ciclo menstrual

Antes de mais, vou apresentar-te a cinco amigos: os estrogénios, a progesterona, a testosterona, a LSH e a LH.

Estrogénios: são uma classe de hormonas unicamente femininas. Os estrogénios são maioritariamente produzidos nos ovários, e influenciam as diferenças estruturais entre os corpos masculinos e femininos (como pélvis mais larga, ou mais cabelo e mais duradouro). São também responsáveis pela ovulação.

Progesterona: é uma hormona e um esteroide com uma função importante na reprodução. Os ovários, a placenta e as glândulas adrenais produzem progesterona, que vai regular o endométrio, antes, durante e depois da gravidez.

Testosterona: é uma hormona e um esteroide frequentemente associada aos homens, mas que também é produzida, em menor quantidade, pelos ovários, nas mulheres. Esta hormona atua na densidade óssea, nos músculos e na líbido.

Hormona Folículo-Estimulante (FSH): atua sobre os ovários, estimulando o desenvolvimento folicular, fase do processo reprodutivo em que o revestimento uterino cresce.

Hormona Luteinizante (LH): regula o ciclo menstrual feminino e a ovulação.

Estas hormonas atuam, também, no teu ciclo menstrual.

Semana #1 – dia 1 a dia 7

Testosterona e estrogénio na reserva

No primeiro dia do ciclo começa a fase folicular: o teu útero está completamente preparado para receber um embrião. Se não o receber, o estrogénio e a progesterona mantêm-se nos seus níveis mais baixos, e ocorre a menstruação.

É nesta fase que os teus ovários, estimulados pela FSH, começam a produzir folículos que amadurecem. A baixa concentração de estrogénios pode fazer-te sentir cansaço, tristeza e outros sintomas menos bons. No entanto, a partir do primeiro dia da menstruação, os níveis de estrogénio sobem e, dependendo da tua sensibilidade a esta hormona, podes sentir melhorias no humor, na energia e até na confiança e otimismo. É comum sentir-se uma ligeira mudança de humor (para melhor) a partir do 4º dia.

Semana #2 – dia 8 a dia 14

Pico do estrogénio e testosterona

Durante a segunda semana do teu ciclo, os níveis de testosterona e de estrogénio sobem mais acentuadamente, até que perto do 14º dia atingem o seu pico. O resultado? É provável que te sintas muito mais bem-disposta, feliz e energética.

A fase folicular continua até ao final desta semana mas, a cerca de meio da semana, começa a fase ovulatória. Aqui, quem atua é a LH ao “provocar” a ovulação. Esta fase dura cerca de uma semana, mas é entre os dias 13 e 14 que se dá a ovulação em si, se o teu ciclo menstrual for regular.

O pico da testosterona vai também fazer com que a tua libido esteja em alta! Aproveita esta semana para socializares, para te divertires e para namorar muito –, mas sempre com proteção porque esta é a altura em que estás mais fértil!

Semana #3 – dia 15 a dia 21

Oscilações ao longo da semana

A terceira semana do ciclo menstrual é um pouco complicada. Após a ovulação, entra-se na fase lútea, que dura cerca de 14 dias, até ao fim do ciclo e início da menstruação. Nesta semana, nos primeiros dias (15-18) o estrogénio desce abruptamente, para as suas concentrações mínimas. Sim, flutuações de humor e alguma irritabilidade são de esperar.

A testosterona desce também nestes primeiros dias. Na segunda parte da semana, a produção de estrogénio volta a aumentar e a progesterona sobe e atinge o seu máximo. Isto porque, o folículo que libertou o óvulo na semana anterior fecha e forma o corpo lúteo, que produz progesterona. Esta situação tem vários efeitos: por um lado os sintomas de TPM amenizam, mas por outro lado podes sentir-te mais triste e com menos líbido – é a progesterona a atuar.

Semana #4 – dia 22 a dia 28

Descida a pique!

A quarta semana do ciclo é aquela em que os níveis de progesterona e estrogénios descem, de forma constante, até chegar ao mínimo. O mesmo se passa com as hormonas FSH e LH. Com a progesterona a descer, podes sentir a tua líbido aumentar um pouco, se bem que a descida dos estrogénios pode deixar-te menos feliz. Aqui, podes sentir vontade para comer comidas mais doces e com mais gordura.

Eeee…. repete desde o início!

Vamos falar sobre período?

Os ciclos menstruais podem variar bastante de mulher para mulher, por isso o teu pode ser um pouco diferente. Se achares que alguma coisa não está bem, procura um médico. Para saberes mais sobre proteção contra gravidezes não desejadas lê o meu guia prático da contraceção de emergência.

 

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