Esqueci-me de tomar a pílula. E agora?

A pílula é um dos métodos contracetivos mais seguros mas o que acontece quando te esqueces de a tomar? Não entres em pânico e lê as nossas dicas!

Esquecer de tomar a pílula contracetiva é uma situação bastante comum (acontece às melhores!) mas é uma situação que não deve ser enfrentada levianamente, pois pode ter consequências importantes como uma gravidez não planeada.

Pílula: esqueci-me!

As pílulas contracetivas, se bem que diferentes, comportam-se, geralmente, de forma similar. Existem, essencialmente, três tipos de esquecimento: atraso de 12 horas ou menos, atraso de um comprimido durante mais de 12 horas ou atraso de mais do que um comprimido durante mais de 12 horas. Sabe o que fazer em cada um dos casos.

– Atraso de até 12h.

A maioria das pílulas contracetivas tolera atrasos até 12 horas. Se ainda não passaram 12 horas, desde a hora em que a deverias ter tomado, toma-a assim que te lembrares, mesmo que isso signifique tomar dois comprimidos no mesmo dia.

– Atraso maior que 12h na primeira semana.

O procedimento é o mesmo do que na situação anterior. Se te esqueceste de tomar a pílula na primeira semana, toma-a assim que possível. No entanto, lembra-te que terás de usar um método contracetivo adicional – o preservativo.

Se tiveste relações sexuais nessa semana, existe o risco de estares grávida. Aqui, deves consultar um médico ou farmacêutico e, possivelmente, recorrer a contraceção de emergência.

– Atraso maior que 12h na segunda semana.

Se te esqueceres de um comprimido na segunda semana – 8º a 14º dia do ciclo – e o atraso da toma for superior a 12 horas, deves tomar o comprimido em falta assim que te lembrares e continuar a tomar a pílula.

– Atraso maior que 12h na terceira semana.

Esqueceste-te de tomar um comprimido na terceira semana – 15º a 21º dia – do ciclo? Tens duas opções: tomá-la assim que possível e continuar a toma diária normalmente, sem fazer a pausa de 7 dias antes de iniciar uma nova embalagem ou parar a toma da pílula imediatamente, fazendo uma pausa de não mais do que 7 dias, incluindo o dia da pílula esquecida.

Em todos os casos, a contraceção adicional é imprescindível. Deves usar um método barreira (preservativo) sempre que tenhas relações sexuais até ao proximo período.

– Mais do que um comprimido esquecido por ciclo:

Se falhaste duas ou mais tomas da pílula contracetiva aconselho-te a consultar o teu médico com urgência – mas sem pânico!

Se tiveres que tomar a pílula do dia seguinte

Calma! A contraceção de emergência existe para este fim: quando existe uma relação sexual não protegida ou o método contracetivo falha – ainda que por esquecimento!

Se isto te aconteceu, aconselho-te a ler o nosso guia prático sobre contraceção de emergência. Aqui ficarás a conhecer todos os tipos, como atuam e quais os tempos de atuação.

Relembro-te que a pílula do dia seguinte ellaOne atua inclusivamente quando o risco de engravidar é mais elevado! Deve ser tomada o mais rápido possível após a relação sexual não protegida ou falha do método contracetivo e é de venda livre na farmácia.1

No entanto, nunca dispenses o aconselhamento médico ou farmacêutico: os nossos organismos são diferentes (e as pílulas contracetivas também) e todas reagimos de formas diferentes.

Ah! E já sabes, põe um alarme para nunca mais te esqueceres de tomar a pílula!

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne.

1. Resumo da Características do Medicamento ellaOne