O papel do homem na hora de evitar uma gravidez não planeada

Que relação existe entre atividade sexual e contraceção?
Existe uma relação muito estreita entre o uso e a necessidade dos métodos contracetivos e a sexualidade. A contraceção permite viver a sexualidade incluindo a atividade sexual de forma plena e segura. Temos que assegurar aos casais terem os filhos que quiserem e quando quiserem. A contraceção permite isto. Evitar a gravidez quando se deseja e também proteger de uma infeção sexualmente transmissível (IST).

Os métodos de contraceção que temos disponíveis são predominantemente de uso feminino o que não significa que a decisão e a escolha não devam ser partilhadas:

A contraceção trouxe à mulher a liberdade de controlo da reprodução. Se recuarmos no tempo o uso da contraceção era feminino, mas a escolha determinada pelo homem, atualmente o uso continua a ser predominantemente da mulher e a decisão também sua, esperamos que no futuro a escolha e a continuidade de uso seja mais partilhada.

Se a contraceção falhar a gravidez é da responsabilidade de ambos.

O que determina o uso de um contracetivo ou outro?
A escolha de um contracetivo deve ser individualizada e adaptada ao estado de saúde da mulher e do casal. Considera também necessidade e as convicções individuais (religião, grupo social). O que significa que não há um método ideal …mas vários métodos, para diferentes mulheres, em diferentes fases de vida e com diferentes necessidades e, se a escolha for orientada por um profissional de saúde é com certeza garantida a sua efetividade e segurança. Em Portugal, tradicionalmente e globalmente o método mais utilizado é a pílula (58 em cada 100 mulheres usa a pílula), seguida do preservativo e dos métodos de longa duração (implante e dispositivo intrauterino).

Como sentir-se seguro e ser responsável ao falar de contraceção?
A relação entre duas pessoas também se baseia na comunicação portanto falar de contraceção é como falar de outro assunto. Não existe uma receita ou uma chave para ter sucesso nesta conversa… as mulheres gostam desta atenção e não consideram uma intromissão, mas sim uma forma de cumplicidade e partilha de responsabilidades. A educação sexual que os jovens têm nas escolas orienta neste sentido. A presença do casal na consulta de planeamento familiar é um passo para a comunicação sobre o assunto e permite o esclarecimento de ambos pois é possível que as dúvidas sejam diferentes.

Que papel pode desempenhar o homem na contraceção?
O mesmo papel: garantir o uso efetivo e alertar para a falha de uso. Na prática, a maioria dos métodos são de facto de uso feminino, mas os homens devem alertar e saber o que fazer quando existe uma falha ou um erro na utilização. O homem deve ter informação sobre o uso de contraceção de emergência de forma a propor o seu uso sempre que o risco de uma gravidez não desejada se colocar. Por outro lado, a proteção de uma infeção de transmissão sexual é fundamentalmente masculino, mas o risco também é de ambos e as mulheres também devem ser intervenientes neste alerta. Digamos que contraceção não é de homens ou de mulheres, mas sim de homens e mulheres.

Que métodos contracetivos existem para os homens

Existem dois, preservativo e vasectomia, que sao os mais eficazes: ha ainda o coito interrompido, nao deveria considerar-se um metodo contracetivo dada a baixa eficacia.

  • 1. Preservativo: Eficaz se utilizado sempre e antes de qualquer contato do pénis com a vagina. É o único que protege de IST. É um método dependente da relação sexual e é desejável que se associe a outro método mais seguro na prevenção da gravidez.

  • 2. Vasectomia: é a técnica mais eficaz e económica a longo prazo. Por princípio é um método irreversível e deve ser escolhido quando se tem a certeza de não querer mais filhos. Não interfere no desempenho sexual.

    O coito interrompido ainda muito utilizado. Devem ter a noção que quando se inicia a ereção e excitabilidade sai da uretra um fluido que, embora em menor quantidade que na ejaculação também contém espermatozoides. Portanto o risco de gravidez não é só determinado pela ejaculação. Outro inconveniente deste método é a exigência por parte do homem de um grande controlo sobre a resposta ejaculatória o que pode ser difícil sobretudo entre os jovens.

E um método hormonal para mim?
A investigação está a avançar neste sentido mas ainda longe de encontrar um método eficaz e seguro para a saúde masculina.

Tive uma relacao sexual sem proteção, o que faço agora?
Garantir que um método de contraceção está a ser utilizado pela mulher e usar um preservativo. No caso de esta preocupação só ocorrer depois de a relação ter acontecido ponderar o uso de contraceção de emergência o mais brevemente possível. No caso de risco de uma infeção de transmissão sexual procurar aconselhamento junto de um profissional de saúde.