Passo-a-passo para fazeres um detox tecnológico

Instagram, Facebook, Twitter, Snapchat, email, SMS, Netflix… não consegues passar sem eles? Se calhar precisas de um detox tecnológico.

Sentes ansiedade só de pensar que deixaste o telemóvel em casa? Não consegues adormecer sem ver uma série na Netflix? A bateria do teu smartphone dura apenas umas horas? Parece que estamos perante um clássico caso de vício das novas tecnologias. E para grandes males, grandes remédios: um detox tecnológico!

A dieta do mundo digital: detox tecnológico

São imensos os estudos que mostram que abusar das novas tecnologias está intimamente relacionado com stress, ansiedade, insónias e perturbações do sono, falta de concentração e de memória, perda de empatia e dificuldades de relacionamento interpessoal, entre outros.
Se já estás a sentir alguns destes sintomas, é bem provável que estejas a precisar de fazer um detox tecnológico! Mas não te preocupes, damos-te o passo-a-passo para fazê-lo sem perderes a cabeça.

#1 – Começa com pequenas pausas

Como qualquer vício, o vício das tecnologias tem que ser tratado com seriedade. Assim, começa com pequenas pausas! Se a tua rotina matinal inclui passar meia hora a ver as redes sociais antes de fazeres qualquer outra coisa, experimenta reduzir este tempo para metade. Ou se, por exemplo, costumas jantar a ver TV, tenta ver televisão apenas depois de jantar.
E porque não um jantar de amigas sem smartphones?

# 2 – Deixa o computador no trabalho ou arrumado

Se usas o computador com frequência no trabalho, experimenta deixá-lo lá durante a noite. Se tens mesmo que ter o computador em casa, porque não arrumá-lo numa gaveta, desligado, quando não precisas de o usar? Vai dar-te mais trabalho ir buscá-lo, e assim o acesso fica mais difícil do que se o tivesses sempre à mão. Uma das coisas mais importantes num detox tecnológico – e num detox de qualquer tipo – é a força de vontade!

# 3 – Limita o tempo que passas em frente a ecrãs

Depois de teres dado os passos iniciais, começa por reduzir o tempo que passas em frente a ecrãs, sejam estes de smartphones, tablets, computadores e portáteis, e televisões. Vai ser difícil, a princípio, mas faz pequenas trocas: em vez de teres a televisão como ruído de fundo, liga o rádio; em vez de veres uma receita no telemóvel, usa um livro de receitas; e nada de ecrãs antes de ir dormir!

# 4 – Define horários e regras

Esta medida só funciona se fores disciplinada e conseguires cumprir regras! Define horários para usares as tecnologias e redes sociais e respeita-os. Por exemplo, não estejas a ver o telemóvel ou as redes sociais enquanto estás a trabalhar ou nas aulas – isto vai dar-te umas boas 8 horas livres de tecnologia – ou define horas “sagradas” que devem ser completamente livres do digital como o almoço, jantar e tempo com amigos.
Sabes como ser mais produtiva?

# 5 – Usa a ajuda de apps

O passo #4 deste detox tecnológico pode ser difícil de seguir e podes precisar da ajuda de apps para fazê-lo. Parece contraditório, mas a tecnologia é boa se usada com consciência. Descarrega uma app para smartphone e/ou desktop que te limite o tempo de acesso às apps sociais e de jogos. Podes definir, por exemplo, duas horas por dia, dez horas por semana, ou o que achares que se ajusta à tua vida.
Confere as apps que todas as mulheres devem ter no telemóvel!

# 6 – Vai numa escapadinha livre de tecnologias

Para teres uma experiência do que é a vida depois de um detox tecnológico, porque não fazer uma escapadinha onde a tecnologia não entra? Ir acampar ou ir de fim de semana a uma zona rural são bons exemplos! Leva só o telemóvel contigo – podes mesmo levar um telemóvel em vez de um smartphone, se fores corajosa o suficiente – mas usa-o apenas no hotel para dizeres à tua família que estás bem, e para nada mais. Como vais estar ocupada a descobrir um sítio novo, vai ser mais fácil passar sem as apps, sem as redes e sem as séries.

# 7 – Não elimines apenas… substitui

E porque fazer um detox tecnológico pode trazer um grande vazio à tua vida, não elimines apenas! Corres o risco de voltar à estaca zero. O truque aqui é substituir! Substitui a série antes de dormir e o scroll matinal por um bom livro: lê romances e não feeds! Podes ainda substituir aquele tempo morto depois do trabalho para ir caminhar, fazer yoga ou ir ao ginásio – e no ginásio leva o mp3 para ouvires música em vez do telemóvel!

Fazer um detox tecnológico não é fácil, mas traz imensos benefícios como melhoria na postura, menos stress e ansiedade, menos tendência para te deprimires, mais energia, e mais tempo de qualidade com os que gostas.
Que medidas tomas quando precisas de te afastar das tecnologias?

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.