Pílula do dia seguinte: o que tens de saber

pilula_1

A pílula do dia seguinte, nome comum dado à contraceção oral de emergência, pode evitar uma gravidez não desejada, quando tomada o mais rápido possível, após a relação sexual não protegida ou falha do método contracetivo¹. É também alvo de inúmeros mitos e conceções erradas, sem qualquer fundamento, e que vou desmistificar só para ti. Bora?

 

10 coisas sobre a pílula do dia seguinte

 

1.   Pílula do dia seguinte não é o mesmo que pílula abortiva.

A pílula do dia seguinte não provoca o aborto, atua atrasando ou inibindo a ovulação, impedindo, assim, a fecundação. A pílula abortiva, sim, atua no caso de gravidez, terminando-a numa fase inicial. Se já estiveres grávida, a pílula do dia seguinte não vai interromper a gravidez¹.

 

2.   Há dois tipos de pílula do dia seguinte.

Existem dois tipos de pílula do dia seguinte: a pílula de levonorgestrel e a pílula de acetato de ulipristal (ellaOne®).

ellaOne® atua no bloqueio temporário da ovulação, inclusivamente no momento de maior risco de gravidez².

 

3.   A pílula do dia seguinte não tem de ser tomada no dia seguinte.

A pílula do dia seguinte deve ser tomada o mais rápido possível, após a relação sexual não protegida ou falha do método contracetivo, já que a sua eficácia é maior nas primeiras 24 horas³.

pelilua_2

4.   Podes sentir alguns efeitos secundários.

Como todos os medicamentos, a pílula do dia seguinte pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as mulheres.

Os efeitos secundários relatados com maior frequência são dor de cabeça, náuseas (enjoos), dor abdominal e período menstrual doloroso¹.

 

5.   A pílula do dia seguinte não causa dificuldades em engravidar no futuro.

Um mito muito comum é o de que a pílula do dia seguinte provoca infertilidade. Esta crença é errada, uma vez que a contraceção oral de emergência não está associada a infertilidade ou complicações numa gravidez futura e desejada. Por isso, após a toma, deves usar preservativo em todas as relações sexuais até à próxima menstruação¹.

 

6.   Não precisas de receita médica para comprar a pílula do dia seguinte.

Em Portugal, não é necessária uma receita médica para comprar a pílula do dia seguinte, nem mesmo identificação, se não o quiseres. Se precisares de usar contraceção de emergência só tens que te dirigir à farmácia mais próxima e pedir ellaOne®.

 

7.   Podes tomar a pílula do dia seguinte mesmo que uses outro tipo de contraceção regular.

No caso de usares contraceção regular como a pílula, o anel vaginal ou o preservativo, e existir uma situação em que esta falhe, deves tomar a pílula do dia seguinte para evitar uma gravidez não desejada¹. Após a toma deves usar um método contracetivo barreira (preservativo) além da contraceção regular até à próxima menstruação.

8.   O teu peso não tem nada a ver com a eficácia.

O mito de que o teu peso influencia a eficácia da pílula do dia seguinte também é bastante popular. No entanto, não passa de um mito. Todas as mulheres, independentemente do seu peso corporal ou IMC, devem tomar a pílula do dia seguinte assim que possível, após a relação sexual não protegida ou falha do método contracetivo¹.

 

9.   A pílula do dia seguinte não te protegerá de relações desprotegidas futuras.

Tomar a pílula do dia seguinte protege-te de uma gravidez não desejada, referente à última relação sexual desprotegida que tiveste. Não te dá proteção para relações sexuais desprotegidas no futuro¹.

 

10.   A pílula do dia seguinte não é 100% eficaz.

Tal como os métodos contracetivos regulares, a contraceção de emergência não é eficaz em 100% dos casos. Isto porque existe a possibilidade de já teres ovulado quando tomas a pílula do dia seguinte. Tomá-la o mais rápido possível, após a relação sexual não protegida ou falha do método contracetivo, oferece melhor probabilidade de eficácia.

 

Conheces algum outro mito? Conta-me! Tens alguma dúvida? Pergunta-me! Estou, totalmente, disponível para responder às tuas questões. E partilha com as tuas amigas que achas que devem saber estas coisas sobre a pílula do dia seguinte!

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.

 

¹ Resumo das características do medicamenti ellaOne®.

² Brache V, et al. Contraception 2013; 88(5):611-8.

³ Glasier AF, et al. The Lancet 2010; 375:555-62. Updated October 24,2014