Resoluções de ano novo para uma relação mais feliz

O ano muda, mas há coisas, situações e relações que se mantêm. Confere algumas resoluções de ano novo para teres uma relação mais feliz.

O Ano Novo está aqui, e como está a tua relação? Aproveita a oportunidade para recomeçar, e dar um novo rumo a uma relação que já existe. A meta é seres mais feliz, contigo própria e com o teu parceiro.

Se ainda não tens resoluções de ano novo para a tua relação, vê estas 7 e aplica-as para conseguires tornar a tua relação mais feliz e saudável.

Uma relação mais feliz e saudável em 7 resoluções de ano novo

“Vamos fazer mais coisas mais importantes juntos”

Ir às compras ao supermercado juntos é, tecnicamente, fazer coisas juntos. Tal como levar o cão a passear. Ou jantar à sexta-feira. Mas será que esses momentos em que estão juntos têm significado?

Pensem em fazer alguma coisa com significado, juntos, como participar num voluntariado, ajudar os outros, colaborar com uma associação de proteção ambiental… O quê vai depender dos vossos valores e daquilo que para vocês é importante.

“Vamos estar mais presentes um com o outro”

Neste caso estar juntos e estar um com ou outro têm significados diferentes. Será que estão juntos, ou estão um com o outro? Quantas vezes passam um jantar inteiro a olhar para o telemóvel sem sequer falarem? Neste novo ano foquem-se em estar presentes quando estiverem juntos, sem se deixarem distrair com o que se passa à vossa volta. Façam pausas da tecnologia quando estiverem os dois, desliguem a TV, telemóveis em silêncio, e deem atenção, por inteiro, um ao outro. Nem que seja uma hora por dia. Vais ver que vão desfrutar muito mais do tempo que passam juntos.

“Vamos aprender coisas novas juntos”

Uma forma de reforçar a vossa ligação, emocional, psicológica e afetiva, é aprenderem ou descobrirem coisas novas juntos.

Inscrevam-se num curso, aprendam uma língua, comecem aulas de dança, façam algo diferente do habitual… criem uma rotina que não seja estática, que seja emocionante. Ao mesmo tempo que estão a aprender, estão juntos e a partilhar momentos importantes.

“Vamos comunicar mais, não só falar”

De facto, comunicar e falar não são exatamente a mesma coisa. Uma delas é trocar palavras, a outra é expressar-se, ouvir e compreender, de ambos os lados. Treinem a comunicação honesta e verdadeira, e vão ver que o resultado será uma relação muito mais forte, com mais confiança e segurança.

Um dos segredos para uma relação duradoura, que dura o ano novo e muitos mais, é poder contar com o outro, ouvir e ser ouvido, e comunicar no sentido mais profundo da palavra.

Conversa de almofada: tens o que é preciso para ser uma expert?

“Vamos parar com a passivo-agressividade”

Discussões e desentendimentos, todas as relações os têm, o que não é assim tão comum é saber lidar com eles de forma racional e adulta. Geralmente deixamo-nos levar pela raiva e acabamos por passar uns dias num clima tenso, com muita passivo-agressividade, que é extremamente tóxica.

Se estiverem a comunicar eficazmente, com honestidade e abertura, este não deve ser um problema. Se por outro lado perceberes que um de vocês, ou ambos, tem inclinação para ficar passivo-agressivo, para! Isso vai, lentamente, minar essa relação e acabará por destruí-la.

A tua relação está a tornar-se tóxica? Vê os sinais.

“Vamos divertir-nos juntos”

À medida que a rotina se instala, os momentos de diversão perdem espaço e o aborrecimento e cansaço ganham lugar. Se achas que é o vosso caso, está na hora de se divertirem juntos.

Como? Experimentem coisas novas, brinquem, sejam patetas juntos, e riam-se muito! Lembrem-se de se rir, dar gargalhadas altas e de não se conterem no que toca a diversão.

“Vamos reservar tempo para a intimidade”

Não é incomum a “chama” ficar mais fraca quando se trata de um relacionamento longo, ou quando têm muitas preocupações e pouco tempo. No entanto, a satisfação sexual é muito importante numa relação e contribui para a qualidade de vida em geral.

Não devem colocar demasiada importância no sexo, mas não podem esquecê-lo. Façam da vossa intimidade enquanto casal uma prioridade, e libertem tempo para estarem juntos, para namorarem e para a vossa sexualidade. A saúde da vossa relação vai melhorar, e invariavelmente estarão muito mais felizes nela.

Como vês, cultivar uma relação mais feliz e saudável não é difícil nem requer um investimento muito grande. Bastam pequenas mudanças de comportamentos aqui e ali, que valem muito a pena, e de certeza vão dar frutos.

Que resoluções fizeste para o ano de 2019?

Nunca se esqueçam de praticar sexo seguro – confere um guia da contraceção de A a P – e de conhecer todas as alternativas, incluindo a contraceção de emergência.

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.