Significado dos sonhos mais comuns explicados

Oh não! É dia de reunião e esqueceste-te de vestir as calças! Não, relaxa, é só um sonho! Confere o significado dos sonhos mais comuns.

Os sonhos, e os seus significados, são um tema complicado que interessam a muita gente, e que intrigam cientistas e psicólogos. A comunidade científica e médica está profundamente dividida sobre o motivo e o significado dos sonhos.
Enquanto alguns psicólogos acham que os sonhos não são mais do que o resultado de uma atividade cerebral aleatória, que ocorre enquanto dormimos, outros acreditam – tal como proposto por Carl Jung e Sigmund Freud – que os sonhos revelam os nossos desejos, medos e aspirações mais profundos. Será?

Os significados dos sonhos mais comuns

De certeza que já ouviste dizer que sonhar com dentes a cair significa que alguém próximo de ti vai morrer, ou que se sonhares com uma gravidez alguma coisa vai mudar na tua vida. Bem, aqui, vamos abordar os significados dos sonhos tal como propostos por psicólogos e cientistas, e não com base em superstições, boa?

Sonhar com dentes a cair ou a partir

Como os dentes são uma parte muito importante da nossa estética, não é de estranhar que um sonho em que ficamos sem eles seja assustador. No entanto, é provável que um sonho em que partes um dente ou mesmo te caem os dentes todos não signifique que vá morrer alguém. A psicanálise diz que o significado dos sonhos deste tipo é que sentes que estás sem poder ou sem controlo sobre uma situação.

Sonhar com queda livre

A queda livre normalmente também traduz uma situação de perda de controlo ou uma vontade de “libertação”. Se sonhas frequentemente com cair no abismo e sentes a sensação de estar em queda livre, analisa o que se passa na tua vida: será que te sentes presa a alguma situação? Poderás estar num momento menos bom na tua relação ou no trabalho? Há alguma circunstância na tua vida que te prende ou que te está a sufocar?

Sonhar que estás nua à frente de toda a gente

As roupas são uma proteção para nós. Protegem-nos de agressões externas, do frio e de certa forma protegem a nossa intimidade, os nossos corpos. Não é à toa que quando expomos o nosso íntimo a alguém, nos pareça que estamos “nus”. Assim, sonhar com estar nua à frente de pessoas – que geralmente não quererias que te vissem nua, e em situações em que não é suposto estar-se despida – pode significar que estás com medo de ficar indefesa e vulnerável. Tenta analisar a circunstância do sonho, o local e as pessoas que estavam contigo – podes vir a perceber que estás a sentir-te desprotegida no trabalho, numa situação familiar, etc.

Sonhar com perseguições

Sonhar com ser perseguida é algo bastante evidente: há algo na tua vida que te persegue, seja um sentimento, um arrependimento, um desejo, uma situação… Não deves sentir-te obcecada pelos significados dos sonhos, mas deves prestar-lhes a devida atenção. Se tens constantemente sonhos em que te perseguem, pode ser que haja alguma coisa reprimida na tua vida que deves tratar de resolver.
E além destes sonhos comuns, há ainda os sonhos eróticos. Descobre o significado dos sonhos eróticos – vais ficar surpreendida!

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.