Verbos imprescindíveis para seres mais feliz

O Dia da Felicidade a 20 de março visa promover a felicidade das pessoas e nações. Mas porque não fazer de todos os dias, o dia da felicidade?

O Dia da Felicidade foi criado por sugestão do Butão que, sendo um pequeno reino budista nos Himalaias, adotou como estatística oficial a “Felicidade Nacional Bruta” em vez do Produto Interno Bruto (PIB).

No entanto, como se mede a felicidade de uma pessoa? Como se alcança? O que é exatamente? Bem, o único consenso a que podemos chegar é que o estado de felicidade não é constante, e depende não só da personalidade, mas também da forma de encarar a vida.

Ser tóxica é uma escolha pessoal, por isso escolhe ser feliz!

Em 2019, e no resto da tua vida, deves focar-te ainda mais em ser feliz, com as grandes coisas, com as pequenas coisas, com situações pontuais ou com a vida em geral. Então, acrescenta estas palavras ao teu dicionário, e sê feliz!

Dia da felicidade todos os dias: o dicionário essencial

Vamos acabar com palavras negativas, no presente e no futuro. Essas ficaram no passado. A partir daqui vamos só conjugar verbos felizes!


Rir
rir
(latim rideo, -ere)
1. Manifestar o riso.
2. Mostrar alegria ou divertimento.
3. Causar alegria.

“Rir é o melhor remédio”, e não é que é verdade? Ri-te muito, ri-te às gargalhadas, ri-te até ficares com lágrimas nos olhos, e sorri, sempre, para a vida. Se sorrires para a vida, ela vai sorrir-te de volta.


Amar
a·mar
(latim amo, -are)
1. Ter amor a.
2. Gostar muito de.
3. Estar apaixonado.

É verdade que o amor pode magoar, mas nem sempre. E é nesse amor, que não magoa, mas que traz felicidade, que tens de te concentrar. Ama os teus amigos, ama a tua família, ama-te e ama a tua vida.


Confiar
con·fi·ar
1. Entregar (algo) a alguém sem receio de a perder ou de sofrer dano.
2. Revelar.
3. Ter confiança.
4. Ter fé, ter esperança.
5. Acreditar.
6. Entregar-se cheio de confiança.

Confiar em alguém (especialmente em nós próprias!) é algo que requer dedicação, mas quando conseguimos, é tão, mas tão bom!


Acreditar
a·cre·di·tar
(a- + crédito + -ar)
1. Dar crédito a.
2. Fazer criar crédito a.
3. Abonar alguém.
4. Autorizar junto de alguém.
5. Crer, ter fé.
6. Criar fama de bom.

Caímos no mesmo, mas sim, acredita! Em ti, na tua felicidade, nos teus sonhos, no que desejas para ti. Rodeia-te de boas energias e de pensamentos positivos, e acredita que podes. Tu podes, e deves, começar a acreditar mais em ti neste Dia da Felicidade.


Agradecer
a·gra·de·cer
1. Dar agradecimentos por; retribuir com agradecimentos.
2. Exprimir agradecimentos.

Algo que nos esquecemos facilmente é de agradecer, por tudo o que temos. Agradece-te a ti própria, diariamente, por teres superado aquela situação, por teres conseguido aquele momento, por estares rodeada de pessoas incríveis, como a tua família e os teus amigos.


Felicitar
fe·li·ci·tar
1. Tornar feliz a.
2. Dar parabéns a.

Felicitar os outros pelos seus feitos nem sempre é fácil, especialmente quando a nossa vida não corre como queremos. Mas vale a pena, a sério! Felicitar-nos a nós próprias por tudo o que já conseguimos, então, é quase impossível. Pratica mais este verbo, felicita-te, felicita os outros, espalha felicidade, dia a dia. Como se costuma dizer “What goes around, comes around”.


Apreciar
a·pre·ci·ar
(latim appretio, -are)
1. Dar apreço a.
2. Avaliar, considerar.

Costuma dizer-se que a felicidade está nas pequenas coisas. Não só, mas também e, por isso, aprecia os pequenos momentos felizes que tens, não os descartes, e dá-lhes sempre o valor que eles têm. Para que cada dia que começa, seja um dia de felicidade.


Abraçar
a·bra·çar
(a- + braço + -ar)
1. Cingir com os braços.
2. Dar um abraço em.
3. Compreender; estender-se a.
4. Admitir, aceitar, seguir.

De certeza que sabes o poder que um abraço apertado, sentido, pode ter no momento certo. Então porque não o fazes mais vezes? Abraça aqueles que te fazem feliz, abraça quem precisa de um bocadinho de felicidade. E, claro, abraça as oportunidades, os momentos, e o(s) dia(s) da felicidade.


Beijar
bei·jar
(latim basio, -are)
1. Dar beijo(s) em.
2. Oscular.

Que podemos dizer de beijar? Beijar faz com que sejam produzidas e libertadas três substâncias químicas no nosso organismo: dopamina, oxitocina e serotonina. São as “hormonas” do prazer, do bem-estar e da felicidade. É preciso dizer mais alguma coisa?


Cuidar
cui·dar
1. Tratar de alguém, garantindo o seu bem-estar.
2. Ter cuidado em; tratar de.
3. Tomar conta de.
4. Dedicar esforço e tempo (a algo) com determinado objetivo.

Por último, mas não menos importante, é hora de cuidar de ti mesma, dos que gostam de ti, e dos que te fazem feliz. Cuida da tua saúde, física e emocional, cuida dos teus sentimentos. Tu és importante, e deves a ti mesma cuidares de ti.

Quais são as palavras que acrescentarias a esta lista? E mais importante: quais é que vais começar a pôr em prática? Partilha com uma amiga que esteja a precisar de renovar o dicionário, e viver mais o Dia da Felicidade.

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne®.