Descobre tudo o que ellaOne® não é

Sabes dizer, o que ellaOne® não é? Bom, vamos por partes: ellaOne® é uma pílula do dia seguinte de última geração1,2 . A contraceção de emergência representa uma segunda oportunidade para a mulher depois de ter uma relação sexual desprotegida, ou por falha do método contracetivo, utilizado e que não deseja engravidar nesse momento. Se te revês em uma destas situações deves recorrer à contraceção de emergência o mais rápido possível e assim evitar uma gravidez não planeada.

Se estás entre estes casos e ficar grávida neste momento não faz parte dos teus planos, com ellaOne® tens uma segunda oportunidade:

  • Tiveste relações sexuais sem proteção
  • O preservativo rompeu-se ou estava mal colocado
  • Esqueceste-te de tomar a pílula, colocar o anel ou o adesivo contracetivo

O que é ellaOne? 2

EllaOne® é uma pílula do dia seguinte de última geração1,2 que pode evitar a gravidez após relação sexual não protegida, ou em caso de falha do método contracetivo regular habitual utilizado, que atua atrasando ou inibindo a ovulação. Portanto, na altura em que um óvulo é libertado, os espermatozoides que estão no trato genital feminino já não conseguem fecundá-lo.

Atua quando mais importa, já que é capaz de atrasar ou inibir a ovulação mesmo quando estás prestes a ovular, que é quando o risco de ficares grávida é maior.

Agora que já te refresquei a memória, que tal passarmos ao que realmente importa: sabes dizer o que ellaOne® não é? Não? Vou dar-te uma ajuda.

O que ellaOne® não é? 2

NÃO é um método contracetivo regular2

Não deves utilizar ellaOne® como método regular de contraceção. A pílula de emergência ou do dia seguinte é um método de apoio para a prevenção da gravidez e só deve ser utilizado ocasionalmente.

NÃO é um contracetivo para relações sexuais futuras2

Se voltares a ter relações sexuais não protegidas após tomares ellaOne®, isso não irá impedir-te de engravidar. Deves utilizar um método de barreira, como o preservativo, sempre que tiveres relações sexuais até ao próximo período. Se estiveres atualmente a tomar a pílula, continua a tomá-la como de costume, começando no dia seguinte após teres tomado ellaOne®. Certifica-te que utilizas também o preservativo sempre que tiveres relações sexuais até ao próximo período.

NÃO é utilizado para interromper uma gravidez existente2

EllaOne® atua adiando a libertação do óvulo. Se estiveres grávida, é demasiado tarde para a contracepção de emergência, porque esta atua para evitar o início da gravidez. Portanto, não deves tomar ellaOne® se já estiveres grávida.

NÃO afeta a tua fertilidade2

Se quiseres voltar a ter relações sexuais após utilizar ellaOne®, utiliza um método contracetivo de barreira fiável (preservativo) em todas as relações sexuais posteriores até ao próximo período. Isto porque a tua fertilidade pode regressar muito rapidamente. EllaOne® é adequado para mulheres em idade fértil, incluindo adolescentes.

Recordo-te que em Portugal ellaOne®  é um medicamento não sujeito a receita médica de dispensa exclusiva em farmácia. É tomado na forma de um único comprimido e destina-se a utilização ocasional e não deve substituir o teu método contracetivo regular habitual.

Lembra-te que existe sempre resposta para as tuas perguntas, dúvidas ou curiosidades sobre ellaOne®. Procura-as quando quiseres ou se preferires consulta o teu médico ou farmacêutico para que este te possa aconselhar.

www.ellaone.pt

  1. Gemzell-Danielsson and Meng, Int. J. Women’s Health 2010:2 53–61.
  2. Resumo das características do medicamento ellaOne®.