Vamos falar sobre o período

O período, apesar de já existir desde o início da humanidade, ainda dá muito que falar. Descobre os 10 factos sobre o período que não podes mesmo ignorar.

 

Se és mulher e já passaste a adolescência, então, muito provavelmente, tens o período. Se fores como a maioria, adoraste quando o período te veio pela primeira vez mas agora é mais ou menos um suplício. Todos-os-meses.

No entanto, o período ou menstruação, é um indicador de saúde e é algo tão natural como a vida. Por isso, vamos falar sobre ele.

Período: 5 coisas que (provavelmente) não sabias

#1 Perdes menos sangue do que imaginas

Durante o período, perdes entre duas colheres de sopa a uma chávena (aproximadamente 200ml) de sangue. Tudo o resto é basicamente muco e pedaços do endométrio.

 

#2 O período irregular é normal na adolescência

Se tens mais de 18 anos, deves saber que o período irregular pode ser um sintoma de algo mais sério. Se for esse o caso, consulta o teu médico.

#3 O período pode causar deficiência em ferro

Não é uma regra mas algumas mulheres sofrem com baixos níveis de ferro por perda de sangue, durante o período. Alguns médicos aconselham a toma de suplementos de ferro por causa disto. Como cada caso é um caso, aconselho-te a verificares com o teu médico primeiro.

#4 Podes não ter período… e isso não é natural!

A ausência de menstruação chama-se amenorreia e pode acontecer quando se passa por estados de grande e rápida perda de peso – como num caso de anorexia – devido à toma de medicamentos ou devido a outras situações mais graves. Ninguém melhor que o teu médico para te ajudar a identificar a razão e encontrar a solução!

#5 Só três mamíferos têm menopausa

A menopausa foi observada em poucas espécies animais além da humana, nomeadamente duas espécies de baleias. No entanto, estão a fazer-se estudos para determinar se os macacos também passam pela menopausa.

 

Período: 5 coisas que têm de ser ditas

#1 Não deves envergonhar-te de ter o período

O período ou menstruação é algo perfeitamente natural. Não é uma doença, não é uma fraqueza ou incapacidade e certamente não é uma vergonha!

#2 O sexo durante o período não é nojento

É, pura e simplesmente, uma questão de preferência. Se tu te sentes bem, força! Há mulheres que preferem ter sexo durante o período porque estão mais sensíveis. Há outras que não gostam porque se sentem desconfortáveis. Há ainda quem não queira saber. E todos estes casos são perfeitamente normais!

 

#3 O período tem sintomas reais

A menstruação traz alguns sintomas que, felizmente, não se manifestam em todas as mulheres. No entanto, são problemas reais e que causam transtornos nas suas vidas. Dores, mal-estar, TPM… tudo isso é verdade e deve ser reconhecido como tal.

#4 Há milhões sem acesso a pensos higiénicos e tampões

É triste e chocante mas é verdade. Há milhões de adolescentes sem acesso a produtos de higiene feminina como tampões e pensos higiénicos e que, por isso, se vêm obrigadas a faltar à escola. Isto acontece um pouco por todo o mundo mas especialmente em África.

#5 Podes engravidar durante o período

É um mito comum o de que é impossível engravidar durante o período. Más notícias: podes mesmo ficar grávida em qualque fase do ciclo. Por isso, sexo seguro, sempre!

Em ellaone.pt, encontrarás todas as informações sobre a pílula do dia seguinte ellaOne.